A mortalidade no Nordeste do Rio Grande do Sul se manteve alta durante toda a última semana, de domingo (14) a sexta-feira (19). Tanto que o levantamento do Pioneiro nas 65 prefeituras contabilizou 191 vítimas da covid-19. A média ficou em 32 vidas perdidas a cada 24 horas – na sexta-feira, foram mais 34 registros.
Caxias do Sul é o município que tem as maiores taxas, compreendendo também que é a maior cidade e de população mais expressiva. Na sexta, a prefeitura confirmou mais 13 pessoas que perderam a vida após o diagnóstico positivo para o coronavírus. O detalhe é que foram 12 mulheres e um homem. As idades variam de 58 a 98 anos. No acúmulo semanal, foram mais 59 registros.
Outras cidades também tiveram alta nos registros. Em Farroupilha, nas 48 horas recentes, a prefeitura confirmou cinco vítimas e atinge a marca de 73 vidas perdidas. Em Canela, na Região das Hortênsias, foram mais quatro, totalizando 116 óbitos. A cidade possui a taxa mais alta da Serra gaúcha, depois de Caxias e Bento Gonçalves.
Outras seis cidades da região também confirmaram novas mortes da covid-19. No mês, a marca regional está em 474 óbitos registrados.