O fim de semana foi marcado por protestos na região das Hortênsias. Após mobilizações em Gramado e Canela no sábado (27), neste domingo (28) manifestantes realizam ato em Nova Petrópolis. Com fitas e faixas, eles isolaram os acessos à prefeitura e à Câmara de Vereadores. Na porta do Executivo foi colocada uma faixa com os dizeres "Serviço não essencial".
Os manifestantes cobram do poder público a flexibilização do comércio e dos serviços não essenciais aos finais de semana. Por decreto, o governo do Estado proíbe o funcionamento desses locais aos sábados e domingos para não incentivar a circulação de pessoas nas ruas e reduzir o contágio do coronavírus.
Como a região depende exclusivamente do turismo, os empresários afirmam que não possuem mais condições de manter as atividades. As faixas exibidas na manifestação também diziam: "Se traz o meu sustento então é essencial" e "Para nós todo trabalho é essencial".
Nova Petrópolis, segundo o último boletim epidemiológico, de sexta-feira (26), tem 2.472 casos positivos, uma taxa de 96% recuperados e 37 mortes, sendo que 21 delas ocorreram neste mês de março.