Após o registro de aglomerações ao longo da semana, mesmo na grave situação da pandemia, quem foi à feira na manhã deste sábado (6) em Caxias encontrou um cenário um pouco diferene. Apesar de movimentada, a Feira do Agricultor, na Rua Plácido de Castro, junto à Maesa, não registrou grandes concentrações de consumidores.
Entre 9h e 9h30min, a reportagem constatou que o momento de maior proximidade entre as pessoas, todas de máscaras, ocorria durante a circulação na área central da feira. Apenas três bancas reuniram cerca de cinco pessoas, o maior número observado. Os feirantes também instalaram correntes e fitas em frente aos balcões para manter o distanciamento dos clientes. Outro fator observado foi a ausência de totens de álcool gel nos acessos.
O agricultor Ângelo Remi Bertin, 60 anos, percebeu a mudança de comportamento dos consumidores após o agravamento da pandemia. Segundo ele, as pessoas estão mais cuidadosas e não param na banca quando percebem que há um número maior de pessoas. Em muitos casos, elas retornam após os clientes anteriores saírem.
— Parece que o pessoal está mais assustado. A feira, até pouco tempo, era, na verdade, um encontro de amigos. O pessoal se reunia, conversava. Agora não, o pessoal vem, pega sua mercadoria e vai embora, cada um para seu lado — observa.
A dona de casa Carla Rauber, 47, frequenta a feira todos os sábados e notou um público menor neste fim de semana.
— O pessoal está bem menos aglomerado. Eu sempre me cuidei, procuro não me aproximar quando tem muita gente, mas o comportamento das pessoas mudou agora — aponta.
A feira contou com o acompanhamento de dois guardas municipais neste sábado. Os servidores não realizavam controle de acesso, mas estavam a postos para intervir caso o descumprimento de alguma medida de distanciamento fosse observada. Segundo o secretário da Agricultura, Rudimar Menegotto, que também visitou a feira, nenhuma advertência foi necessária.
O secretário confirmou a redução de público e apontou, principalmente, um número menor de idosos. Na avaliação dele, as medidas funcionaram de forma adequada.
— Foi uma feira bastante tranquila, dentro do que a gente esperava. Houve um fluxo grande, mas eram pessoas caminhando. Estou bem satisfeito com o comportamento — concluiu.