A decisão dos prefeitos de municípios do Litoral Norte de implantar medidas que beiram o lockdown durante o fim de semana foi obedecida por veranistas e moradores de Torres e Arroio do Sal. As prefeituras dos dois municípios praticamente não registraram infrações entre a noite de sexta-feira (5) e a manhã deste sábado (6).
De acordo com o chefe do Executivo de Arroio do Sal, Flávio Angst (MDB), o Bolão, ainda na noite de sexta era possível perceber poucas pessoas nas ruas e os estabelecimentos cumprindo a decisão. O fluxo de pessoas entrando na cidade também caiu drasticamente, segundo o prefeito.
— Todos respeitaram. Não houve aglomeração e nem circulação de pessoas nas ruas. Mesmo com muitos veranistas e pessoas da Serra morando em Arroio do Sal, estimamos que vamos ter um dia bem tranquilo — projetou Angst em entrevista ao programa Gaúcha Hoje, na Gaúcha Serra, na manhã deste sábado.
Em Torres o cenário foi bastante semelhante. Segundo o prefeito Carlos Alberto Matos de Souza (Progressistas), a fiscalização registrou apenas casos pontuais de descumprimento das determinações. Em praticamente todos os casos, eram pessoas que tinham dúvidas ou desconheciam as novas normas. Na manhã deste sábado, o prefeito diz ter visto apenas uma pessoa caminhando na beira da praia.
— O decreto está sendo 99,9% cumprido. Digamos que a fiscalização está tendo pouco trabalho. Já teve uma redução significativa de pessoas vindo para Torres — avalia.
As normas em vigor no Litoral Norte durante o fim de semana são mais duras em relação ao restante do Estado. Apenas farmácias e estabelecimentos ligados à saúde podem funcionar. Supermercados não podem abrir e somente postos de combustíveis situados nas rodovias estão autorizados a atender. Apesar das restrições à atividade econômica, a população não está proibida de sair de casa.