A aguardada retomada das obras de construção da BR-285, nos Campos de Cima da Serra, está oficialmente autorizada. Na última terça-feira (15) o Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit) assinou o contrato com a empresa vencedora da licitação para pavimentar os 8,47 quilômetros pendentes no lado gaúcho. Todo o trajeto fica no município de São José dos Ausentes.
A movimentação das máquinas nos canteiros de obras, contudo, não será visível imediatamente. O motivo é a necessidade de revisão e elaboração de projetos da estrada, que tem prazo de oito meses. Isso não impede, que a empresa encurte esse período e inicie as obras antes.
De acordo com o engenheiro do Dnit responsável pelo encaminhamento dos trâmites, Adalberto Jurach, a maior parte dos projetos estão adiantados. Além disso, o trabalho no terreno pode começar na medida em que segmentos dos levantamentos fiquem prontos.
— O que demanda mais projeto é a ponte sobre o Rio das Antas. O restante tem anteprojeto bem encaminhado — revela.
A ponte terá 400 metros de extensão divididos em quatro vãos. A altura varia de 50 a 60 metros dependendo do ponto. Além disso, estão previstos dois pontilhões para passagem da fauna e dois entroncamentos de acesso ao longo do trajeto.
A retomada da construção foi possível após a captação de R$ 12 milhões via emendas parlamentares, incluída no orçamento de 2020. Para a conclusão dos oito quilômetros, no entanto, são necessários R$ 72 milhões no total. Por isso, o objetivo é buscar novos recursos em emendas ao longo deste ano, para evitar a paralisação do trabalho.
A BR-285 começa em São Borja (RS) e termina em Araranguá (SC), com um total de 744,3 quilômetros de extensão. O trecho de São José dos Ausentes até a divisa com Santa Catarina é o único ainda pendente de pavimentação. O último segmento de asfalto inaugurado foi justamente o acesso ao município em 2010. A partir daí, chegaram a ser realizadas obras de terraplenagem, mas o trabalho foi interrompido por pendências ambientais e dificuldades financeiras da construtora responsável pelo contrato na época.
No lado catarinense, as obras da BR-285 já estão em fase adiantada na Serra da Rocinha, no município de Timbé do Sul. Após a conclusão, a rodovia irá permitir a ligação rodoviária do porto de Imbituba (SC) ao porto de Antofagasta, no Chile, formando o chamado corredor bioceânico. As obras devem durar cerca de dois anos e meio.