A Apae de Caxias do Sul, em parceria com o Hemocentro Regional, lançou a campanha de doação de sangue “Nas veias de um APAExonado, corre a solidariedade". A associação de Pais e Amigos dos Excepcionais buscou, por meio da campanha, uma maneira de retribuir solidariedade à população, incentivando a doação de sangue, já que os estoques estão com níveis baixos. Segundo a coordenadora da campanha e psicóloga da escola especial, Simone Perini, a campanha é um jeito de retribuir boas ações.
-A Apae sempre pede ajuda da comunidade, sempre precisamos de doações. A ideia surgiu em um momento em que a cidade, a região está precisando de sangue. É nossa hora de ajudar.
A escolha de auxiliar o Hemocentro vem da preocupação pelos baixos níveis e o impacto social causado por esta realidade. O Hemocs atende 49 municípios da região Nordeste do Estado, o que totaliza cerca de 1,3 milhão de habitantes. Para começar esta campanha, os colaboradores, familiares e amigos da associação fizeram as primeiras doações.
-Nós da Apae estamos iniciando a campanha conosco doando sangue, os funcionários, os familiares dos atendidos, amigos, uma forma de chamar a região para salvar vidas.
Os tipos sanguíneos mais necessários no momento são O+ e O-. A realidade é comum no Hemocs, que necessita de doações frequentemente. A validade dos hemocomponentes e plaquetas é curta, de cerca de cinco dias. Para que os estoques sejam abastecidos constantemente, é melhor quando as doações são feitas durante todo o mês, equilibradamente.
Devido a pandemia, a fim de evitar aglomerações, o Hemocs adotou um sistema de agendamento de doações de sangue. Interessados devem fazer o agendamento pelos telefones (54) 3290-4543, (54) 3290-4580 ou ainda pelo (54) 98418-8487. Quem quiser inspirar ainda mais pessoas para se juntar à campanha pode postar o ato de solidariedade e marcar a Apae com a #APAExonadospelavida.