Dez minutos é o tempo que a gente leva para abastecer o carro, escolher um filme para assistir ou editar uma foto e postar no Instagram. Dez minutos também é o tempo que se leva para fazer uma doação de sangue e salvar uma vida. As afirmações são da campanha lançada pelo Hemocentro Regional de Caxias do Sul, que busca garantir mais estabilidade nos estoques neste fim de ano, época em que a frequência de doadores de sangue tradicionalmente diminui.
— Essa época do ano é difícil mesmo, cai o número de doações. As pessoas querem ficar com suas famílias, fazer o recesso, algumas viajam... E nos primeiros dias de janeiro é a mesma coisa. Muitas pessoas querem ter seu descanso, mas nós temos os doentes e não podemos parar — afirma o diretor técnico do Hemocs, Roque Lorandi.
Segundo o profissional, até a última terça-feira (22), os estoques de todos os tipos sanguíneos estavam no limite. Em função das festas de fim de ano, o Hemocs não vai atender doadores nas quintas (24 e 31), sextas (25 e 1º) e sábados (26 e 2). A partir de segunda-feira, segue em funcionamento convencional.
— Os tipos que a gente mais utiliza sempre são O- (doador universal), O+ e A+. São os que têm maior demanda, mas todos os tipos são bem-vindos — assinala o diretor.
A doação de sangue pode ser agendada no Hemocs via telefone, nos números 3290-4543 e 3290-4580, ou pelo WhatsApp, no 98418-8487. O local atende de segunda a quarta-feira, das 8h às 19h, sem fechar ao meio-dia. Nas quintas e sextas-feira, exceto pelas duas próximas semanas, o hemocentro funciona das 8h às 17h, também sem fechar ao meio-dia, e aos sábados (com exceção dos dias 26 e 2 de janeiro), das 8h às 12h. O Hemocs fica na Rua Ernesto Alves, 2.260, ao lado da UPA Central.
"O ato de doar sangue vai longe"
Lorandi informa que o Hemocentro de Caxias não atende somente o município e frequentemente fornece doações para outros hemocentros do Sul do país:
— Se você doa o sangue, ele pode ir pra Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria, Erechim... vai longe o ato de doar sangue.
Requisitos para ser um doador
- Ter entre 18 e 59 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira doação deve ser antes dos 60 anos;
- Estar bem de saúde;
- Doadores com idade de 16 e 17 anos são aceitos para doação mediante a autorização formal dos pais e/ou responsável legal, acompanhado do xerox da carteira de trabalho ou cópia da identidade do responsável;
- Ter peso mínimo de 50kg;
- Não estar em jejum;
- Apresentar documento oficial com foto;
- Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Mulheres podem doar a cada três meses, não ultrapassando três doações em 12 meses;
- Homens podem doar a cada dois meses, não ultrapassando quatro doações em 12 meses.
Impedimentos temporários
- Febre;
- Gripe;
- Gravidez;
- Pós-parto parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias;
- Uso de alguns medicamentos;
- Pessoas que adotaram comportamentos de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
Impedimentos definitivos
- Hepatite após os 11 anos de idade.
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue:
- Hepatites B e C
- AIDS (vírus HIV)
- Doenças associadas aos vírus HTLV I e II
- Doença de Chagas
- Malária