A fiscalização realizada na noite de sexta-feira (26) pela prefeitura de Caxias do Sul para garantir o cumprimento das normas de prevenção à covid-19 resultou na detenção de três donos ou responsáveis por estabelecimentos comerciais. Um mercado no bairro Bom Pastor tinha clientes depois das 21h, o que está proibido. As regras também foram descumpridas por dois bares que permaneciam abertos após as 20h nos bairros Esplanada e Santa Catarina.
De acordo com o coordenador da fiscalização, Rodrigo Lazzarotto, cada local tinha entre 10 e 15 pessoas. Os responsáveis, além de serem conduzidos à Delegacia de Polícia, tiveram os estabelecimentos multados em 50 Valores de Referência Municipal, o que corresponde a cerca de R$ 1,8 mil.
— A gente quer dar o exemplo, que as pessoas entendam que não tem mais afrouxamento — afirma Lazarotto.
Além desses três casos mais graves, a fiscalização encontrou outro estabelecimento em funcionamento fora das regras no bairro Rio Branco, mas como havia apenas duas pessoas no local, a decisão foi apenas por fazer uma notificação. No total, foram cerca de 40 pontos visitados pelos fiscais, que agora participam de operações diárias devido ao avanço da covid-19 que gera o pior momento da pandemia no Estado.
Uma ação para garantir o cumprimento das regras da bandeira preta está prevista para ocorrer neste final de semana em Caxias. De acordo com Lazzarotto, serão mais de 50 profissionais envolvidos, entre servidores municipais e integrantes de forças de segurança.