A população indígena de Farroupilha será imunizada contra a covid-19 nesta segunda-feira (25), conforme afirma a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). De acordo com o titular da pasta, Clarimundo Gründmann, as doses serão aplicadas por uma equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). A vacinação está prevista para as 10h e será na aldeia Kaigang, que fica no bairro Nova Vicenza.
— São profissionais credenciados, que atuam especificamente nesta área, e que deverão determinar também quem será vacinado, em conformidade com as recomendações do Ministério da Saúde — afirma o secretário municipal.
Segundo ele, o levantamento mais recente realizado pela SMS aponta que 108 caigangues vivam na aldeia. Sendo assim, ele afirma que, das 700 doses recebidas pela cidade no primeiro fornecimento por parte do Governo Federal, 108 estão reservadas para esta população, podendo ser remanejadas para os demais grupos prioritários caso não sejam totalmente aplicadas.
Duas enfermeiras, dois médicos e uma profissional que trabalha na higienização hospitalar, que estão na linha de frente do combate do coronavírus, foram os primeiros vacinados contra a covid-19 na cidade de Farroupilha, ainda na terça-feira (19). De acordo com o secretário, até o final da manhã desta sexta-feira, 377 pessoas dos grupos prioritários já haviam sido imunizadas.
Ele afirma que a aplicação deverá se estender até fevereiro por motivos como os casos de infecção por coronavírus ou suspeita de contágio em pessoas dos grupos prioritários, além do fluxo de escalas e férias dos trabalhadores contemplados pela primeira dose.