José Carlos Breda, presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), fez um alerta na manhã deste sábado (23), em entrevista ao programa Gaúcha Hoje da Gaúcha Serra. Ele pediu para que, mesmo agora com a vacinação, os gestores não descuidem com os cuidados com a pandemia de covid-19. Embora a segunda semana consecutiva de indicativo de bandeira laranja para a região da Serra represente também um alívio depois de um longo período de bandeira vermelha, o presidente da Amesne reforçou a importância dos municípios continuarem buscando conscientizar a população.
— Não é porque chegou a vacina que agora está tudo uma maravilha. Se pensarmos assim, vamos caminhar para a bandeira preta e, naturalmente, vem o fechamento de tudo. É um risco grande que se corre — destacou Breda.
O presidente da associação também explicou que a situação só não foi pior na região porque, em 10 meses, a Serra praticamente dobrou o número de leitos, de 150 para quase 300. Conforme Breda, agosto, novembro e dezembro foram os piores meses da pandemia na região, mas o representante da Amesne acredita que a situação não irá se repetir.
Uma sugestão que a entidade está levando ao governo do Estado é de que o modelo de distanciamento controlado não leve tanto em consideração a ocupação em leitos clínicos. Segundo o presidente da associação, os prefeitos devem orientar a população a procurar internação clínica antes que a situação se agrave e precisem utilizar leitos de UTI.
Confira a entrevista completa: