Mesmo antes de completar a primeira quinzena do mês, o Nordeste gaúcho já soma em janeiro mais da metade das mortes por covid-19 registradas em dezembro. Até esta quinta-feira (14), 121 pessoas haviam perdido a batalha para a doença nas cidades da região. No mês passado, o mais letal desde o início da pandemia, foram 234 casos fatais.
Nesta quinta, oito óbitos foram incluídos na conta. Depois de um dia sem oficializar mortes, a prefeitura de Caxias do Sul confirmou seis vítimas. Além de quatro casos divulgados no início da tarde, a prefeitura ainda confirmou outros dois óbitos: uma idosa de 77 anos com doença cardiovascular crônica, que estava na UTI do Hospital Geral desde 24 de dezembro e faleceu na terça-feira (12); e um idoso de 68 anos com diabetes e hipertensão, que internou na UTI do Hospital Geral em 4 de dezembro e faleceu no dia 18 do mesmo mês. Desta forma, já são 363 vidas perdidas na cidade desde o início da pandemia.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgou a terceira morte no município de Muitos Capões, que foi uma idosa de 77 anos. Mais cedo, a prefeitura de Gramado informou a 43ª morte por coronavírus na cidade.