A Serra gaúcha alcançou a lamentável marca de 804 vidas perdidas para o coronavírus. Somente nesta segunda-feira, foram 23 vítimas confirmadas em 11 cidades da região. Com isso, dezembro já se tornou o pior mês em volume de mortes desde o início da pandemia. Foram 142 casos fatais em apenas três semanas. Até então, os meses de inverno eram considerados os períodos mais críticos. Foram 138 mortes em todo o mês de agosto, seguido por julho e setembro, com 131 casos cada.
Somente a prefeitura de Caxias do Sul registrou sete casos fatais, alcançando 270 mortes desde o início da pandemia. As vítimas são seis homens e uma mulher, com idades entre 55 e 92 anos, que faleceram entre o dia 13 e a última sexta-feira.
A ocupação dos leitos de UTI na rede hospitalar privada de Caxias do Sul voltou a um patamar alarmante, segundo o Painel Covid da prefeitura. No fim da tarde, a taxa estava em 96%, com apenas quatro disponíveis. No SUS, a ocupação era de 81%, com 16 vagas. Os casos de infecção ativa na cidade são 1.372, sendo que 1.238 pessoas cumprem isolamento domiciliar, 57 pacientes estão internados em UTIs e 77 em enfermarias.
Já a prefeitura de Bento Gonçalves divulgou seis vítimas no boletim desta segunda. Os pacientes eram cinco homens e uma mulher com idades entre 61 e 80 anos, que faleceram todos no domingo. Com exceção da idosa de 80 anos, que estava no Hospital São Pedro de Garibaldi, todos estavam internados no Hospital Tacchini. A cidade soma, agora, 135 vidas perdidas para a doença.
55 de 65 cidades já registraram mortes
A prefeitura de Vacaria confirmou a 36ª morte com a confirmação do diagnóstico de um homem de 65 anos que morreu no dia 15. Farroupilha registrou o 25º óbito. Trata-se de um homem de 70 anos que estava internado na UTI do Hospital Beneficente São Carlos e morreu no domingo.
Garibaldi também teve mais uma vítima confirmada, chegando a 18. A paciente de 72 anos estava internada no Tacchini há pouco mais de um mês e morreu nesta segunda. A cidade vizinha Carlos Barbosa também totalizou 18 mortes com o falecimento de outra idosa de 72 anos que estava internada em Caxias.
A prefeitura de Guaporé não divulgou boletim atualizado, mas a Secretaria Estadual da Saúde (SES) incluiu duas novas mortes na contagem da cidade, totalizando 15. As vítimas são uma mulher de 81 anos e um homem de 92.
Flores da Cunha, que tem registrado uma alta expressiva no número de casos confirmados, divulgou a nona morte pela doença na cidade. O homem de 49 anos estava internado desde 3 de dezembro na UTI do Hospital Geral, em Caxias, e morreu na segunda.
A prefeitura de São Francisco de Paula incluiu o oitavo óbito no boletim diário, mas não divulgou detalhes sobre a vítima. Em Nova Bassano, a quinta morte por coronavírus foi a de um idoso de 88 anos, na última sexta-feira.
Por fim, a prefeitura de Coronel Pilar teve a primeira morte registrada entre moradores da cidade. Segundo a SES, trata-se de uma mulher de 63 anos. Desta forma, apenas dez das 65 monitoradas pela reportagem não tiveram vítimas fatais diagnosticadas com a doença até o momento.