Um acidente de trabalho vitimou Jeferson Zulianello, 27 anos, na tarde desta segunda-feira (18), em Ipê. O Corpo de Bombeiros de Vacaria foi acionado por volta das 16h50min para atender à ocorrência, na localidade da Porteirinha, na RS-122, entre Ipê e Campestre da Serra.
Segundo os bombeiros, Zulianello estava dentro de um silo de soja, quebrando torrões de grãos que se acumularam e não passavam pelo elevador de grãos. O rapaz acabou caindo num bolsão de ar e ficou soterrado até a cabeça. Jeferson já estava morto quando foi encontrado pelo colega que acionou o resgate.
Ainda conforme os bombeiros, eles trabalhavam em dupla; um carregando o caminhão e outro desobstruindo os grãos dentro do silo. No momento do acidente, Zulianello não usava cabo de ancoragem ou qualquer Equipamento de Proteção Individual (EPI), segundo os bombeiros.
— No período de um ano, nós atendemos três acidentes em silos. (Os trabalhadores) vão em cima do moedor, onde puxa o grão, e quebram os torrões grandes, criando um bolsão. O torrão fica em cima e ele acha que está cheio, mas, quando quebra, ele é jogado pra baixo e é soterrado. É sempre o mesmo tipo de acidente — alerta o sargento José Ornélio Beck.
Quatro bombeiros militares trabalharam na retirada do corpo. Eles tiveram de cortar a estrutura para esvaziar o silo. A ação durou mais de quatro horas. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Zulianello era natural de Ipê e deixa a esposa e uma enteada. Ele será velado das 6h às 10h desta quarta-feira (20) na Igreja Nossa Senhora das Graças, em Ipê. Também será realizada uma cerimônia de despedida e o sepultamento ocorrerá no Cemitério da Comunidade Vendinha do Mel.