A Operação Verão, com foco em inibir o banho e evitar aglomerações em áreas de represas, começa nesta sexta-feira (8) em Caxias do Sul. Nesta edição, quem for flagrado no entorno das barragens sem máscara ou em aglomerações será multado em 20 Valores de Referência Municipal (VRM) – hoje, cada uma equivale a R$ 36,17. Ou seja, cada uma das infrações resultará em multa de pouco mais de R$ 720.
A prefeitura ainda analisa a possibilidade de editar um decreto que permitirá autuar quem estiver tomando banho nas represas. Hoje, isso já é proibido, mas quem descumpre a norma não é multado. No primeiro dia da operação, equipes vão ficar cerca de duas horas em cada represa e, depois, passarão a ser volantes:
— A operação começa na sexta na parte da tarde, porque fizemos um mapeamento e verificamos que é na parte da tarde que tem o maior número de pessoas — conta o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Hernest Larratt, o Júnior.
Além de órgãos municipais, o Corpo de Bombeiros participa da operação. Em dezembro, Caxias teve ao menos um afogamento. Na região, foram sete registros em levantamento feito pela reportagem. Os dados contextualizam uma preocupação constante, principalmente no período mais quente do ano, quando o desejo de se refrescar leva famílias e amigos a se exporem mais ao risco.
— Temos várias áreas que possuem mananciais de água, mas a maioria não oferece condições de banho e as pessoas, por vezes, acabam se arriscando. Esse risco é que as submete a uma condição extremada de falta de segurança — pontua o comandante do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Julimar Fortes Pinheiro.
Na Serra, nenhum local público conta com guarda-vidas. Há pontos impróprios para banhos sinalizados, como as represas de Caxias, mas outros podem não ter placas, caso do Rio das Antas, que tem uma grande extensão.
O desconhecimento do rio juntamente com outros comportamentos, como ingestão de bebida alcoólica, descuido, e ficar com o nível de água acima da cintura potencializam o perigo nos rios. A negligência, afirma o comandante, é o principal fator que contribui para os afogamentos.
Como se manter em segurança
::: Quem estiver se banhando deve se manter em um nível em que a água bata, no máximo, na cintura;
::: Antes de se banhar, a ingestão de bebida alcoólica deve ser evitada;
::: Respeite o período da digestão das refeições antes de entrar na água ;
::: É importante que um adulto vigie a criança durante todo o tempo em que ela estgiver se banhando. Essa regra também se aplica a idosos com problemas de mobilidade;
::: Para quem for pescar, a orientação é usar um colete salva-vidas. Os certificados pelo Inmetro contam com um apito, o que colabora para o salvamento em caso de necessidade;
::: Para quem for para às praias, a recomendação é tomar banho sempre perto das guaritas dos guarda-vidas, onde também há orientações gerais sobre os cuidados necessários. Fique atento às bandeiras: a vermelha indica que o mar não está propício para o banho, a amarela dá condições de banho, mas com cuidados redobrados e a verde mostra que o risco é baixo. Além disso, é importante ficar atento às crianças: muitas se perdem na faixa de areia. Por isso, identifique-as com pulseiras.
Fonte: Corpo de Bombeiros
O que fazer ao ver alguém se afogando
Em casos de afogamento, a tentativa de salvar a vítima pode resultar na perda de duas vidas. O comandante do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros salienta que quem não tem treinamento não deve mergulhar para tentar o salvamento. O procedimento correto é alcançar para esta pessoa em risco algo em que ela possa flutuar, como um galho de árvore, boia ou prancha, e assim manter a cabeça fora d’água. Se houver condições, deve-se ajudá-la a chegar à margem do rio ou a um ponto firme, como uma pedra ou vegetação enraizada. Depois dessas primeiras medidas, o socorro pode ser acionado.
Fonte: Corpo de Bombeiros
Como denunciar banhos nas represas
Os banhos nas represas são proibidos por lei em Caxias do Sul e a prefeitura conta com a colaboração da comunidade para o cumprimento da regra. É possível denunciar pelos telefones 115 (Samae), 153 (Guarda Municipal) e 193 (Corpo de Bombeiros).
https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/geral/noticia/2021/01/operacao-para-inibir-banho-em-represas-tera-monitoramento-por-drone-em-caxias-do-sul-ckjle03di0015019wh78u1dhv.html