Flores da Cunha escolheu duas enfermeiras para dar início ao processo de imunização contra o coronavírus no município. Neusa Maria Bonatto Stolfo e Ana Paula Toigo foram as primeiras pessoas a receber a vacina contra a covid-19. O ato ocorreu no fim da tarde desta terça-feira (19) no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi.
Neusa tem 56 anos, é servidora pública municipal e está na linha de frente do atendimento a pacientes com sintomas respiratórios desde abril de 2020. Ela foi indicada pela Secretaria Municipal da Saúde.
— É um momento de esperança, tão aguardado por todos. Recebi a notícia como quem recebe um presente. Eu trabalhei com vários casos positivos, coletando testes e não me contaminei. Eu acredito muito no cuidado. Precisamos continuar com todos os protocolos. Em breve vamos poder tirar a máscara para ver os sorrisos e cessar as lágrimas.
Ana Paula tem 33 anos, é coordenadora de enfermagem e responsável técnica do Hospital Fátima. Ela agradeceu o reconhecimento pela profissão manifestado na escolha pelos primeiros vacinados, e também destacou que é o início de um processo em que não pode haver descuidos.
— Foram momentos difíceis, estou muito feliz por ter esse reconhecimento. É um momento de muita esperança para que a gente possa nos abraçar de novo e tirar a máscara. Mas também é um início. Precisamos manter os cuidados para não ter problemas maiores — destacou.
As 190 doses da CoronaVac chegaram a Flores da Cunha por volta das 13h15min. As vacinas foram retiradas na 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Caxias do Sul, às 12h45min, pelo prefeito, César Ulian, pela secretária de Saúde, Jane Paula Baggio, e pela técnica de enfermagem, Sonia Galiotto. O trajeto foi escoltado pela Brigada Militar.
Neste primeiro momento, apenas os profissionais da saúde que atuam na linha de frente de atendimento à covid-19 em Flores da Cunha serão imunizados. Com a chegada de mais doses, ainda sem previsão, serão vacinados os demais profissionais da área da saúde, população idosa (acima de 60 anos), povos indígenas aldeados, comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas, pessoas em situação de rua, com comorbidades (Diabetes Melittus e hipertensão arterial grave), doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, doença falciforme, câncer, obesidade grau III), trabalhadores da educação, pessoas com deficiência permanente severa, membros das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, trabalhadores do transporte coletivo terrestre e aéreo, transportadores rodoviários de carga e população privada de liberdade. Conforme o governo estadual, os grupos previstos são preliminares e podem sofrer alterações.
Saiba mais sobre as primeiras vacinadas:
Neusa Maria Bonatto Stolfo é enfermeira formada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) com especialização em Planejamento e Gestão de Políticas de Saúde e pós-graduação Lato Sensu em Urgência e Emergência. É servidora pública do município de Flores da Cunha desde 2008. Há nove anos, é coordenadora da atenção básica e atualmente responde pela saúde da mulher. Neusa atua como enfermeira da linha de frente no atendimento de pacientes com sintomas respiratórios desde abril de 2020.
Enfermeira formada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Ana Paula Toigo é coordenadora de enfermagem e responsável técnica do Hospital Fátima de Flores da Cunha. Já atuou como técnica de enfermagem da UTI neonatal do Hospital Geral e por 10 anos foi enfermeira do bloco cirúrgico dos hospitais do Círculo e da Unimed.