A Secretaria da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul divulgou na quarta-feira (27) a lista da distribuição de doses por município da primeira remessa da vacina Oxford/AstraZeneca. A 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS) recebeu 11 mil doses do imunizante, sendo que os 49 municípios da área de abrangência foram contemplados com a vacina.
Dessas 11 mil, Caxias do Sul retirou 5,2 mil doses da vacina contra o coronavírus e Bento Gonçalves 1,4 mil. Assim como na remessa da CoronaVac, as duas cidades mais populosas da Serra são as únicas a receber mais de 1 mil doses. Por outro lado, os 17 municípios que receberam apenas 10 doses da CoronaVac, dessa vez viram o quantitativo dobrar e em alguns casos até triplicar nessa remessa. Entre as cidades estão Esmeralda, Nova Roma do Sul, São Vendelino e Vila Flores. Essas receberam 10 na primeira remessa e 30 no segundo lote. Outras tiveram as doses reduzidas como Antônio Prado, São Marcos e Bom Princípio, por exemplo. Há também municípios que receberam a mesma quantia de vacinas.
A distribuição dos imunizantes leva em conta o número de habitantes que integram os grupos prioritários para a vacinação. Além disso, essas doses do segundo lote são destinadas exclusivamente a profissionais da saúde. Isso porque as doses da primeira remessa de vacinas da CoronaVac serviram para vacinar 100% dos idosos em asilos, indígenas e quilombolas, mas apenas 34% dos profissionais da saúde do RS.
Para que a vacinação imunize os profissionais, o governo criou uma escala com 12 grupos de servidores, por ordem de prioridade, para receber a imunização. O objetivo é garantir a vacinação do público-alvo da primeira fase da campanha. Serão vacinados todos os profissionais de saúde, mas foi preciso criar o ordenamento, já que não há doses disponíveis para todos no primeiro momento.
— Essas doses do segundo lote são para aplicação nos profissionais de saúde, conforme nota técnica do Governo do Estado. As doses do primeiro lote ainda podem ser destinadas aos profissionais e idosos que vivem em casas de repouso. Essas do segundo apenas para os servidores previstos na normativa. Gradativamente iremos vacinando conforme a chegada de imunizantes e as determinações vindas de diretrizes estaduais — explica a titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), Luciana Menegotto.
A vacinação já começou nos municípios serranos, sendo que a aplicação da segunda dose está prevista para ocorrer somente 12 semanas após a primeira. Até lá, o Estado já terá recebido nova remessa do imunizante.