A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul realiza neste sábado (5) mais uma edição do programa Fila Zero, das 7h às 13h, no Centro Especializado em Saúde (CES), que fica na Rua Sinimbu, nº 2.231. Desta vez, serão beneficiados mais 150 pacientes nas especialidades de urologia, gastroenterologia, ortopedia, otorrinolaringologia, cardiologia e reumatologia. Além disso, haverá também a oferta de eletrocardiograma e espirometria.
A quarta edição do Fila Zero está com 18 agendamentos em cardiologia, 18 em urologia, 36 em gastroenterologia, 36 em ortopedia, 18 em otorrinolaringologia, além de 12 marcações em reumatologia e mais 12 de pequenas cirurgias.
De acordo com o secretário da Saúde da cidade, Jorge Olavo Hahn Castro, a intenção é de que o projeto continue de forma permanente até que a demanda de consultas com especialistas diminua.
— Nós tínhamos iniciado também com exames e procedimentos, mas com o agravamento da pandemia tivemos que dar uma segurada, principalmente nas cirurgias. O Fila Zero não terá uma data para terminar. Vamos prosseguir até dar uma substancial diminuída nas consultas. Ainda mais agora que estamos para receber novos profissionais da saúde — declara Castro.
Uma das preocupações do secretário é o não comparecimento das pessoas que agendaram as consultas. Na primeira edição, 132 pacientes foram agendados, mas 25 não compareceram. Na segunda vez, das 188 pessoas marcadas, 45 faltaram. E, na terceira etapa, que contemplou consultas de psiquiatria infantil e adulta, dos 42 pacientes, apenas 28 estiveram presentes.
— Infelizmente, em torno de 20% dos pacientes que agendam não estão comparecendo. A gente pede para que as pessoas que não conseguirem ir, seja qual for o motivo, avisem com antecedência para colocarmos outras pessoas no lugar, porque isso impacta em custos — pontua o secretário.