A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul, informou, na manhã desta quarta-feira (9), que, até o momento, são oito as mortes de idosos decorrentes do surto de covid-19 em uma casa asilar do município. A prefeitura não divulga o nome do estabelecimento, mas a reportagem apurou que é Lar da Velhice São Francisco.
O nono óbito de residente ocorrido na tarde desta terça-feira e informado pela instituição, de uma idosa de 89 anos, não teve relação com o vírus, já que o exame teve resultado negativo para a doença.
A secretaria disse ainda que em reunião com parte da equipe diretiva da casa, na tarde desta terça, ficou definido que os 35 funcionários e dois idosos que testaram negativo serão novamente testados nesta quarta. Também ficou agendado para esta quinta-feira um reforço na higienização do prédio.
O surto no Lar da Velhice foi detectado na quarta rodada de testagem feita pelo município nas 27 casas asilares da cidade. Ao todo, 50 idosos e 20 funcionários testaram positivo. Entre os residentes, oito morreram entre o dia 30 de novembro, quando ocorreu a primeira morte, até esta terça-feira. Foram cinco mulheres e três homens. As vítimas tinham idade entre 64 e 91 anos.
A prefeitura investiga a origem do surto.