Faleceu na manhã desta quinta-feira (24), em Caxias do Sul, o fotógrafo Mauro José Bettiol. Ele tinha 56 anos e morreu em decorrência de um mal súbito em sua residência.
Depois de ter trabalhado em diferentes áreas, entre elas, setores administrativo e financeiro, e também como sócio da construtora da família, foi perto dos 50 anos que Bettiol descobriu a arte como sua paixão. Como uma pessoa que se considerava tímida, o caxiense encontrou na fotografia uma forma de se comunicar com o mundo e passou a se dedicar aos seus projetos artísticos.
Mauro é autor do livro Cápsula do Tempo - o julgamento do oceano e produziu outras exposições que abordaram os quatro elementos da natureza e a metamorfose. Bettiol também teve participação com suas fotografias na capa e interior do livro Uma História de Amor da escritora Lourdes Curra, e na capa do álbum musical do artista Ricardo Biga. O fotógrafo recebeu diversos prêmios da Secretaria do Meio Ambiente de Caxias e do Sesc de Porto Alegre.
Um dos trabalhos mais recentes de Bettiol foi a exposição Os Segredos da Janela, que foi a primeira a ser recebida em 2020 na Galeria Gerd Bornheim, na Casa da Cultura. A abertura, no início do ano, reuniu mais de 200 pessoas, fora todas as visitas durante o período. A compilação de mais de 600 imagens foi o resultado de 10 anos de registros na região, em outros estados e até de países, como a Argentina e o Uruguai.
Um dos tipos de fotografias mais capturadas pelo caxiense se chama pareidolia, que é o fenômeno psicológico que faz com que as pessoas reconheçam padrões nas coisas, a exemplo da brincadeira de procurar a figura de animais nos contornos das nuvens.
O sobrinho Tobias Rabelo, descreve Bettiol como um ser incrível e o denomina como o seu segundo pai.
— Ele foi uma pessoa de personalidade simples e um artista de um ótimo coração. Como foi um apaixonado pela natureza, encontrarei ele diariamente no canto dos passarinhos, na grama, no mar e nas árvores — descreve Rabelo.
O velório ocorre nesta quinta-feira (24), a partir das 19h30min, na Capela D do Memorial São José, em Caxias. O sepultamento será nesta sexta-feira (25), a partir das 11h, no Cemitério da Sociedade do bairro Santa Catarina.
Mauro deixa a esposa Leila Alves, os filhos Maurício Bettiol e Leonardo Bettiol e a neta Alice.