Você já deve ter brincado de adivinhar o desenho das nuvens, certo? Basta olhar para o céu, soltar a imaginação e logo enxergar de animais a rostos humanos. Pois bem, o artista caxiense Mauro Bettiol gosta de fazer o mesmo exercício criativo, mas com fotografias. Essa é a síntese da exposição Os Segredos da Janela, em cartaz a partir desta quarta-feira (15) na Galeria Municipal.
O trabalho reúne quase 40 painéis com mais de 600 imagens. Entre folhas de árvores, imperfeições em rochas, vidraças quebradas, sombras, troncos cortados, espumas de ondas e outros elementos, a ideia é que o público abrace o jogo de adivinhação e tente encontrar o contorno de girafas, coelhos, corações, vasos de flores ou o que a criatividade permitir.
Para descobrir o que Bettiol enxergou em cada imagem, é só abrir as janelinhas instaladas ao lado das obras e comparar com a própria experiência.
— Naquela vidraça, por exemplo, eu vejo um elefante. Na outra, um tubarão. Cada foto forma um desenho na minha mente. Cada janela guarda um segredo. O nosso olhar tem esse poder de transformar o que vê sem modificar as formas. Isso é incrível — reflete o artista.
Os registros foram feitos ao longo dos 10 anos dedicados ao ofício. Além de Caxias do Sul, Bettiol fotografou detalhes de lugares que conheceu em excursões de ônibus ou moto: entram na lista cidades de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e até mesmo Argentina e Uruguai.
Com olhar atento às sutilezas do cotidiano e às cenas captadas pelas “janelas do olhar”, a preocupação com o meio ambiente ganha lugar de destaque. Não por acaso, descreve as nuvens como as “artérias do planeta Terra”, uma vez que transportam as partículas de água para todos os cantos.
— A natureza e a fotografia me inspiram. É uma exposição que tem um pouco de indignação devido ao que está acontecendo com o mundo. Estamos maltratando nossa casa — resume.
Bettiol tem 55 anos e, ao longo da vida, atuou no mercado financeiro, no comércio e como empresário da construção civil. A vocação artística, embora já existisse, só foi colocada em prática em 2010, quando começou a fotografar, mesmo com a resistência inicial de amigos e familiares.
Neste percurso, já participou de exposições coletivas e lançou o livro Cápsula do Tempo (2017). Os Segredos da Janela será a primeira exposição individual assinada por ele na Casa da Cultura — o artista já expôs trabalhos no Museu Municipal.
— Não fiz curso de arte ou fotografia. Sigo meu próprio rastro, sou um autodidata — descreve-se.
O coquetel de lançamento, às 19h30min desta quarta, terá participação do músico Ricardo Biga. Seu álbum de estreia, Simple (2017), exibe uma imagem de Bettiol na capa.
Depois de expor na Galeria Municipal, o fotógrafo das janelas sensoriais planeja levar suas criações a outras cidades da região, como Bento Gonçalves e Farroupilha, além de já estar em contato com salas de exposições em Porto Alegre.
PROGRAME-SE:
:: O que: exposição “Os Segredos da Janela”, de Mauro Bettiol.
:: Visitação: de 15 de janeiro a 28 de fevereiro.
:: Horários: de segunda a sexta, das 8h às 18h; aos sábados, das 10h às 16h.
:: Onde: Galeria Municipal, na Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1333).
:: Quanto: entrada gratuita.