O tempo chuvoso e temperatura amena, que prevaleceram em Caxias do Sul, na tarde deste sábado (5), acabaram afastando as pessoas dos tradicionais pontos de encontro da cidade. O clima também mudou os planos da fiscalização da prefeitura. Em vez de percorrerem praças e parques, as equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), de Trânsito e da Guarda Municipal foram a postos de combustíveis para verificar possíveis aglomerações.
Em três horas de mais uma Operação Dispersão, das 14h às 17h, seis estabelecimentos foram verificados em cinco bairros do município – dois no Bela Vista, um no Sagrada Família, um no Fátima, um no São José e um no Cinquentenário. Na maioria deles não foi constatado descumprimento das regras do Distanciamento Controlado.
A reportagem acompanhou a ação em três comunidades. Em um posto, no bairro Fátima, dois homens estavam sem máscara dentro da loja de conveniência. Como eles tinham o equipamento de proteção em mãos, os fiscais advertiram verbalmente e orientaram que colocassem, mas não notificaram.
Durante a ação, os fiscais de trânsito identificaram três motoristas não habilitados e com problemas da documentação dos veículos. Um deles, de 22 anos, saía de um posto no bairro Sagrada Família, dirigindo e bebendo uma cerveja. Ele se negou a fazer o teste do etilômetro (bafômetro) e precisou chamar um outro condutor para conduzir o carro. No mesmo local, outro motorista teve de tirar a película do para-brisa dianteiro porque ela estava com nível de bloqueio do sol acima do permitido.
No total, cinco veículos foram abordados, dois deles foram recolhidos, 13 autuações foram expedidas em usuários de três dos seis locais.