A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste Gaúcho (Amesne) conseguiu reverter a indicação de bandeira vermelha para Serra gaúcha. O governo do Estado divulgou nesta segunda-feira (16) o mapa definitivo para o período de 17 a 23 de novembro, com a macrorregião Caxias do Sul em bandeira laranja. Com isso, os 49 municípios chegam a 16 semanas consecutivas classificados como de médio risco para o contágio do coronavírus.
Leia mais
Após 15 semanas, macrorregião da Serra poderá regressar à bandeira vermelha
Serra permanece na bandeira laranja pela 15ª semana consecutiva
Segundo a explicação do Gabinete de Crise, mesmo com aumento significativo de internações em leitos de UTI por pacientes positivos para a covid-19, de 56 para 74 na última semana, os indicadores permanecem similares aos de outros períodos. Ainda segundo o Estado, os níveis estão bastante abaixo na comparação com momentos em que a região esteve com a bandeira vermelha vigente. A ocupação dos leitos de alta complexidade estão em 66,8%.
Os pedidos das regiões de Novo Hamburgo, Santo Ângelo e Santa Rosa foram rejeitados e elas permanecerão com classificação de alto-risco, ao lado de Capão da Canoa, Canoas, Cruz Alta e Ijuí, que não entraram com recursos. Assim, o Rio Grande do Sul tem sete áreas sob classificação de alto-risco e as demais em médio.