As cidades litorâneas de Arroio do Sal e Torres preparam melhorias estruturais para receber visitantes num verão que promete ser histórico em termos de movimento e devido à pandemia.
A Avenida Assis Brasil, a principal via de acesso a Arroio do Sal, terá recapeamento asfáltico. Os canteiros foram retirados. No espaço, será construída também uma ciclovia. O vice-prefeito de Arroio do Sal, Adilson Vargas, ressalta que em termos de infraestruturas as praias receberam obras variadas.
- Na Interpraias fizemos pavimentação asfáltica do trecho de Balneário Alpha até Praia Azul mais Jardim Olivia e Centro, num total de seis quilômetros de pavimentação. Também concluímos uma pista de skate profissional e ampliamos a iluminação à beira-mar que, além do Centro, abrange as praias de Areias Brancas, Rondinha e Balneário Atlântico. Este é um projeto de muito apelo turístico.
Leia mais
Feriado movimenta comércio e serviços em Arroio do Sal
Praias movimentadas deixam Torres e Arroio do Sal otimistas com o turismo e preocupados com o contágio
A cidade também conta com a ciclovia próxima a igreja católica, que foi construída em um dos pontos que alagava e acabava provocando transtornos aos moradores. Sobre os esgotos, que provocam problemas principalmente em dias de chuva, Vargas explica que a pandemia atrasou um projeto que iria melhorar a situação.
- O município aprovou junto à Corsan uma rede emergencial de esgoto para área central que era para ter iniciado em 2020, mas por conta da pandemia o processo foi protelado pela Corsan. Acreditamos que tudo voltando ao normal, em 2021 poderemos ver iniciada essa obra. Importante salientar que o município tem sido vigilante na questão ambiental e que não temos poluição no lençol freático e nem no mar.
A secretária de Turismo, Aline Valim, ressalta que a cidade está preparada para receber os turistas:
- A Avenida Arroio do Sal agora é um ponto turístico que acolhe os veranistas.
PASSARELAS NA PRAIA GRANDE
Em Torres, a praia também recebeu melhorias. Na beira-mar, há passarelas em construção na Praia Grande, onde há dunas, no sentido Torres-Passo de Torres (SC). No Morro do Farol, um dos pontos turísticos mais visitados, foram construídos mirantes, instalados bancos e espreguiçadeiras de madeira para os veranistas relaxaram e aproveitarem a vista. Também há rampas na calçada.
Com o feriado, o movimento aumentou ainda na quinta-feira, dia 29, e se intensificou ao longo da sexta-feira e do sábado. A orla estava tomada de turistas. Como prevenção para evitar que o número de casos aumente devido à circulação intensa de turistas, a administração municipal prevê reforçou as orientações sobre o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento físico entre pessoas. Foram feitas barreiras sanitárias na Praça XV na área central.
Eventos com máscaras e distanciamento
Em relação às atividades à beira-mar, a secretária de Turismo de Arroio do Sal, Aline Valim, lembra que no verão passado foram 11, e a ideia é, se possível, repetir o cronograma.
- Temos a intenção de promover novamente pelo menos 11 atividades semanais, até porque incentiva o cuidado com a saúde. Queremos fazer o luau, com máscara, distanciamento, mas poder promover atividades e principalmente incentivar o veranista a retomar à beira da praia, a ocupar esse espaço para lazer de forma consciente.
O calendário de eventos municipais em Torres será retomado a partir do dia 11 com a realização do 1º Open Torres de Balonismo. Com testagem de equipes e sem divulgar os pontos de partida, para evitar aglomerações, mais de 10 balões devem colorir o céu da cidade.
- As pessoas vão ver os balões só no céu para compensar o cancelamento do Festival do Balonismo - afirma Fernando Néry, secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Torres.
Ele ressalta que tem sido um desafio planejar ações devido ao modelo de distanciamento controlado, mudança da cor das bandeiras e medidas e restrições sanitárias. Néry aposta que será um dos verões com maior movimento da história.
- Criamos um protocolo e os hotéis e restaurantes estão preparados para receber os turistas porque sabemos que a procura será por viagens mais curtas de no máximo 300 quilômetros para evitar aeroportos. Isso vai potencializar o turismo em Torres.
Ele acrescenta que mesmo com a incerteza a cidade está preparada para a maior queima de fogos.
- Estamos com todos os processos licitatórios encaminhados para a maior queima de fogos do RS. Vamos espalhar fogos pela cidade para evitar aglomerações na Praia Grande e tenho certeza que vamos surpreender.
Leia também
Três homens e uma mulher morreram no confronto com a BM na noite de sábado, em Farroupilha
Inscrições para desafio ciclístico, em Caxias do Sul, abrem neste domingo
Festival de Balonismo ocorre neste feriadão em Bento Gonçalves