A taxa de ocupação dos leitos de UTI na Serra voltou a bater os 80% na manhã desta quinta-feira (19). É isso que mostram dados divulgados pelo Governo do Estado. O número causa preocupação à presidência da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), que representa parte da Serra. Por isso, a presidência da entidade marcou uma reunião online para esta sexta-feira (20) para debater o assunto entre prefeitos e secretários municipais da saúde.
Na semana passada, a região foi previamente classificada na bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado do Estado. Um recurso da Amesne conseguiu reverter a situação, e a região permaneceu na laranja. Mas, conforme o presidente da entidade e prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, os dados indicam que a primeira rodada na sexta-feira irá colocar a região novamente como área de alto risco para a covid-19. Para se ter uma ideia, a taxa de ocupação dos leitos de UTI estava em 73% há uma semana.
De acordo com Breda, a recomendação aos prefeitos e secretários será de fazer esclarecimento à população sobre a pandemia de que é preciso buscar atendimento no início dos sintomas e, principalmente, sobre a necessidade de manter medidas de prevenção, como uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social.
— Depois da região ficar mais de 100 dias na bandeira laranja, as pessoas estão entendendo que já passou o problema, não é isso. Não que não possa sair de casa, mas que se tome os cuidados — destaca Breda.