Sem frequentar a Associação Caxiense de Atenção ao Idoso (Scan) desde março por causa da pandemia, Eiraci Guerras Casagrande, 88 anos, teve uma grata surpresa na tarde desta sexta-feira (23): ganhou uma serenata no portão do prédio onde mora, no bairro São José.
— Eu não esperava. Adorei! — emocionou-se a idosa.
Eiraci cantou junto e pode matar a saudade da equipe da Scan, entidade que frequenta há cerca de quatro anos. E até "provocou" Guilherme Rovieira, educador das oficinas de música da associação, para a volta das atividades, quando o atendimento presencial for possível:
— Quero dançar uma valsa contigo.
A ação, que ganhou o nome de Uma canção pra você, busca manter o vínculo com os usuários e comemorar o Mês do Idoso. Desde semana passada, são feitas serenatas e a ideia é realizar pelo menos mais duas.
— A iniciativa surgiu de um espaço vazio, da ideia de como atendê-los mantendo os protocolos. A gente entra em contato e avisa que é uma visita técnica e faz a surpresa — explica Plínio Neto, educador da Scan e idealizador do projeto, acrescentando que o encontro serve também para identificar eventuais necessidades dos idosos.
Assista ao vídeo:
Além de Plínio e Guilherme, a assistente social Claudenise Maristela Fries Ribeiro e o voluntário Milton Soares Ribeiro acompanham a visita.
Aproximadamente 100 idosos são atendidos pela Scan. A entidade não está oferecendo atendimento presencial neste período de pandemia, mas continua prestando auxílio, como o fornecimento de cestas básicas.