Todas as atividades esportivas coletivas, como futebol, bocha, bilhar, carteado e outros, incluindo modalidades escolares, estão temporariamente suspensas em Gramado. A alegação da Vigilância Sanitária é de que o número de casos de covid-19 teve crescimento significativo na cidade nas últimas semanas. A suspensão entrou em vigor na última sexta-feira (9) e vale até 9 de novembro, quando deve ser reavaliada a situação epidemiológica. O alerta também se estende ao fato de que ao menos três atletas de equipes participantes do Municipal de Futsal de Terceira Divisão terem disputado jogos, mesmo com atestado e determinação médica de quarentena, por suspeita de infecção por coronavírus. A prefeitura não divulga quais partidas ou equipes tiveram atletas envolvidos.
Segundo a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, os jogadores em questão apresentaram sintomas de coronavírus e, por isso, receberam atestado médico, com a determinação de permanecerem isolados do trabalho e do convívio social por 14 dias. O teste só é feito em casos em que o paciente tem os sintomas agravados durante o período. Os atletas, segundo a pasta, omitiram que estavam com a suspeita para participar da competição.
Na noite desta quarta-feira (14), a Secretaria de Esportes divulgou nota sobre o assunto. A pasta alega ter cumprido o plano de contingência e os protocolos sanitários, que envolvem ações como o controle de acesso aos espaços, medição de temperatura, isolamento das arquibancadas, entre outros. A secretaria também repudiou a atitude dos jogadores que colocaram "em perigo, além dos atletas e árbitros, os funcionários da prefeitura que organizaram e trabalharam na competição". Para o secretário Jacó Schaumloeffel, o desrespeito ao isolamento por parte dos atletas com suspeita de coronavírus colocou a perder os esforços para a retomada do esporte no município, ocorrida em 16 de setembro, após permissão estadual.
O Municipal de Futsal de Terceira Divisão teve a final disputada na última sexta (9), no ginásio Perinão. O G15 conquistou o título, vencendo o Unidos por 2 a 1.
Quais são as próximas ações?
Os jogadores que participaram da competição e pessoas de suas relações que tiverem sintomas gripais devem procurar atendimento na Tenda Covid, aberta diariamente das 7h à meia-noite, no Posto de Saúde do Centro. Em função do caso, a Vigilância Sanitária não atendeu ao pedido da Secretaria de Esportes para rever a suspensão das atividades esportivas na cidade. A liberação, anunciada em 14 de setembro em decreto do governo do Estado, permitia a volta dos esportes coletivos seguindo protocolos sanitários, se a região estivesse na bandeira amarela, segundo modelo do Distanciamento Controlado, ou há duas semanas consecutivas na bandeira laranja.
Até a noite desta quarta (15), o município registrava 1.490 casos de covid-19, dos quais 1.356 são considerados recuperados. Vinte e seis moradores da cidade morreram em decorrência do vírus.