Muito reclamamos dos poucos atrativos de Caxias do Sul na área do turismo ou de poucas opções de lazer, principalmente nos finais de semana. Ao mesmo tempo, não estamos muito abertos para conhecer o que há à disposição dentro da própria cidade. Bastaria apenas pensar fora do eixo urbano.
Ciclistas e motociclistas que fazem trilhas, em sua grande maioria – além de outras modalidades ao ar livre –, acabam conhecendo essa Caxias diferente e, por que não dizer, com suas belezas. De resto, são pessoas que saem para desbravar o além nas estradas que ligam as comunidades. E se deparam com boa gastronomia e diversas opções.
Leia mais
Caxias do Sul não firmou assento na Região das Hortênsias
MDBF promete edição online com mais de 20 shows entre 20 e 22 de novembro
Foi a partir desta possibilidade de repensar a nossa visão da cidade e aproveitando como a pandemia alterou a nossa rotina urbana, que a Secretaria Municipal do Turismo apresentou, durante a semana destinada ao setor, os atrativos que podem e devem ser melhor explorados.
Com a campanha, a ideia inicial do gestor da pasta, Enio Martins, é aproveitar que as pessoas estão querendo sair de casa de forma segura e ainda sem apostar em longas viagens até municípios vizinhos. Logo, Caxias do Sul se torna um ponto inicial e que ajudará a movimentar a economia local. Assim surgiu “O interior é o nosso quintal”.
— O interior fala muito por Caxias. Nós somos uma cidade grande, mas com muitas características de interior. Isso reflete em acordarmos e deitarmos cedo. O interior foi muito receptivo com isso, as pessoas e os distritos ficaram felizes de valorizarmos essas localidades — ressalta Martins.
O raciocínio é bem simples. É quase unânime que ninguém suporta mais a rotina de estar em casa, mas dentro dos limites urbanos os parques oferecem aglomerações e situações de risco para o contágio com o coronavírus. Logo, nada melhor que a zona rural da cidade. As possibilidades são enormes e, para todos os lados, é possível encontrar locais de interação direta com a natureza e controlados para convivência em tempos de pandemia.
— É possível na dificuldade criar oportunidades e mostrar que Caxias tem potencial e beleza. Tanto na pessoa do caxiense, como belezas naturais e roteiros turísticos para serem mostrados e trabalhados — afirma Martins, que explica como surgiu o nome do projeto:
— Eu acho que o interior é muito grande e Caxias sendo a nossa casa, o interior seria nosso próprio quintal. Aí surgiu essa ideia. Fomos captando imagens pelo interior onde fizesse o vídeo não institucional, mas para campanha da XI Semana do Turismo.
O nosso quintal tem opções e, pensando nisso, o Pioneiro saiu pelas estradas de Forqueta e Criúva para te mostrar e que possa ficar como opção paras os próximos fins de semana. São locais privados, mas os custos variam muito para cada empreendimento. Ainda assim, a dica é desfrutar do caminho. Ele pode ser muito mais atraente do que você imagina: dos campos até as parreiras, existem inúmeros locais que podem ser o papel de parede do seu celular ou do seu computador. Histórias também sobram pelo interior.