Nem mesmo o tempo instável, com céu encoberto e previsão de chuva que se confirmou para este Feriado de Independência, impactou no movimento nos hotéis da região das Hortênsias, dos Campos de Cima da Serra e da Uva e do Vinho. Cidades como Gramado, Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Flores da Cunha, Bento Gonçalves registraram aumento na procura da rede hoteleira.
Em Cambará do Sul, a rede hoteleira comemora o movimento que tem se intensificado desde 20 de agosto, quando nevou na cidade.
- Os hotéis mais uma vez lotaram dentro da nossa capacidade de receber 50% dos hóspedes. Desde a expectativa de neve, que se confirmou em agosto e do frio intenso, o movimento aumentou porque a nossa cidade voltou a ser vista, o que atrai mais visitantes - avalia a secretária de Turismo, Beatriz Trindade.
Mesmo que o clima não tenha colaborado, 2,5 mil turistas estiveram nos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral entre sábado (5) e domingo (6). A chuva até pode deixar os turistas frustrados, já que o ponto forte da cidade são os passeios aos cânions Itaimbezinho e Fortaleza e o turismo de aventura ao ar livre. No entanto, não teve cancelamentos, o que segundo a secretária mostra que setor se reinventou para garantir a presença dos turistas:
- Os turistas querem uma fuga da rotina e até da pandemia, e a cidade pode oferecer cultura típica, gastronomia, fogo na lareira, um bom vinho, pipoca e diversas opções de lazer. O setor está saindo da zona de conforto e o turista aprova esse movimento.
Região das Hortênsias também registra ocupação máxima permitida
O presidente do sindicato Patronal da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (SindTur Serra Gaúcha), tem a mesma percepção: a chuva não afastou os visitantes. De acordo com Mauro Salles, os municípios de Gramado, Canela e Nova Petrópolis tiveram ocupação máxima, respeitando a média do que é permitido com a pandemia.
- Mesmo com chuva as pessoas quiseram sair de casa, e estão dispostos a viajar. Em outras épocas teriam cancelamentos, mas dessa vez foi contrário e teve movimento. A maiorias dos hotéis conseguiu atingir ocupação de 50% que é o estipulado pelos decretos e também percebemos que a rede hoteleira está unida, e um ajuda o outro. Se não há como receber os hóspedes porque já está no limite das vagas de leitos indicam outros e assim todo o setor comemora bons resultados.
Salles ressalta que em Gramado e Canela o movimento é perceptível:
- O feriado movimentou não apenas a rede hoteleira, mas também a gastronomia, o comércio e os serviços. As duas cidades estão bem movimentadas, a chuva atrapalha um pouco os passeios ao ar livre, nos parques, mas a ocupação é significativa para o setor _ afirma.
O mesmo ocorreu em São Francisco de Paula: hotéis e restaurantes registraram aumento no fluxo de pessoas. O secretário do Turismo, Cultura e Desporto, Rafael Castelli Costa, ressalta que o feriado aqueceu o setor:
- Tanto os hotéis, quando o setor gastronômico e o comércio tiveram movimento positivo. Ainda não temos um levantamento, mas com base nas informações dos hotéis e das pousadas e também do movimento na cidade em determinados locais percebemos que há turistas na cidade.
O secretário acredita que a rede hoteleira tenha chegado a ocupação máxima permitida:
- Dentro dos percentuais e do protocolo do que podemos atender o setor hoteleiro está com a ocupação máxima permitida ocupada. Não há fluxo de pessoas nas ruas em função do tempo, mas a cidade está com um movimento bacana e positivo para o setor.
Em Bento Gonçalves vinícolas também atraíram turistas
Em Bento Gonçalves, o movimento também aumentou durante o feriado, especialmente nas vinícolas.
- Os feriados ajudam a movimentar o setor, e para a Serra, especificamente, Bento Gonçalves e Flores da Cunha, o clima ajuda a atrair turistas porque tem as vinícolas _ afirma o presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh), Vicente Homero Perini Filho.
Ele ressalta que este último final de semana foi positivo para o setor:
- Vários hotéis estão com lotação máxima permitida, dentro dos limites previstos de acordo com as bandeiras. As diárias de duas noites, sábado para domingo e domingo para segunda-feira aumentaram consideravelmente em função do feriado. Tivemos 100% da ocupação na região, considerando a capacidade de cada hotel ou pousada, sendo que alguns podem reservar 50% dos leitos e outros 70%.
Ele finaliza:
- Espero que o governo estadual reveja as bandeiras para poder aumentar ocupação dos hotéis, o que vai aquecer o setor.