Os campos amanheceram mais uma vez cobertos de geada em Cambará do Sul neste sábado (22). A mínima oscilava entre -1ºC e -2ºC no termômetro da cidade. Dessa vez, a camada de gelo era mais intensa que na última sexta-feira (21). A presença do sol no final da semana afastou a chance de nevar, mas não impactou no movimento. A rede hoteleira está com 80% da capacidade permitida ocupada devido às limitações para combater o coronavírus.
Na praça, no Centro, ao amanhecer, ao menos 10 turistas esperavam para garantir uma fotografia ou vídeo em frente ao termômetro. Amigas de São Paulo, que viajam com destino a Santa Catarina, estavam encantadas.
— Menos quatro graus! Nunca passei tanto frio e nunca tinha visto um termômetro com temperatura negativa — afirmou a estudante Ana Paula Borges, 20 anos.
O carioca Renato Santos, 45, está em Cambará do Sul para ver a neve:
— Vi os flocos na quinta, mas o mais sensacional é sentir a neve. É de não acreditar — dizia, tremendo de frio.
Leia mais
VÍDEOS: veja registros da neve na Serra gaúcha nesta quinta-feira
Com previsão de neve, movimento aumenta em Cambará do Sul
VÍDEO: São Francisco de Paula tem registros de neve nesta quinta-feira
A porto-alegrense Ana Longarai, 53, conhece bem o inverno gaúcho, mas não a intensidade de frio que sentiu nos Campos de Cima da Serra:
— Primeira vez que venho para Cambará do Sul. Chegamos na sexta-feira para passar frio mesmo. É uma experiência nova.
Apesar do termômetro da praça oscilar entre -4ºC e -5ºC por volta das 7h, a sensação térmica era de -5,6ºC, segundo a Somar Meteorologia. A temperatura máxima deve chegar em 11ºC. A umidade fica em torno dos 40% e não ha tendência para chuva na cidade. O frio perde intensidade no domingo (23) devido a um sistema de baixa pressão que se forma sobre o oceano.