Após quase cinco meses do primeiro caso de covid-19 confirmado em Caxias do Sul, ainda é comum encontrar, entre os moradores do município, dúvidas a respeito de qual serviço procurar em casos de sintomas da doença. Com os protocolos de saúde sendo atualizados a todo instante, no Brasil e no mundo, estar a par de como proceder da maneira indicada pelos órgãos oficiais em situações como essa pode se tornar uma tarefa complicada.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, pacientes que apresentem sintomas de síndrome gripal devem procurar as UBSs (postinhos de saúde) ou as tendas de triagem, localizadas em frente à UPA Central. Segundo o Ministério da Saúde, a síndrome gripal (SG) se dá em indivíduos com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos. Em crianças, além dos itens anteriores, se considera também a obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico. Já em idosos, devem-se considerar também critérios específicos de agravamento como desmaio, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e falta de apetite.
Se o paciente estiver com falta de ar ou houver piora no quadro clínico, o caminho é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Dúvidas podem ser esclarecidas por telefone com a UBS de referência. A lista com todos os contatos das unidades está no site da prefeitura.
Testagem em pessoas com sintomas gripais deve começar nos próximos dias
Ainda conforme a Secretaria Municipal da Saúde, os testes em casos suspeitos de covid-19 estão sendo realizados nas tendas de triagem, mas sob critérios específicos. São pessoas com síndrome gripal pertencentes aos seguintes grupos: acima de 50 anos, profissionais da saúde e da segurança, gestantes, puérperas e trabalhadores do transporte coletivo.
Nos próximos dias, um projeto do governo do Estado deve ampliar a testagem no Rio Grande do Sul. A aplicação faz parte do Testar RS, programa lançado ainda em 23 de julho e que começou com exames em moradores de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e profissionais de estabelecimentos de saúde. Os testes nos dois grupos já eram realizados em Caxias, desde maio, por iniciativa da prefeitura.
Em caso de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) diagnosticada pela triagem, os pacientes são encaminhados para internação. Segundo o Ministério da Saúde, os casos de SRAG se dão em indivíduos com síndrome gripal que também estejam com dispneia/desconforto respiratório OU pressão persistente no tórax OU saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente OU coloração azulada dos lábios ou rosto.