O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou nesta quinta-feira (23) o aumento, em oito vezes, da testagem para detectar coronavírus na população gaúcha. Atualmente, 1 mil exames são realizados por dia e essa quantidade subirá para mais de 8 mil.
A primeira etapa do Programa Testar RS começa ainda neste mês, e a segunda, em agosto. Será através do RT-PCR, que é o exame molecular que identifica de forma mais assertiva a presença entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas.
Durante transmissão em vídeo nas redes sociais, Leite disse que dois grupos começam a ser testados:
— Instituições de longa permanência de idosos e estabelecimentos de saúde e também suspeitos de síndrome gripal nos 30 maiores municípios do Estado com mais de 40 mil habitantes, onde está a maior incidência de casos confirmados.
Conforme o governador, essa é uma das formas de conter o mais rápido possível o vírus.
— A intenção é diagnosticar maios rápido e buscar as pessoas contatantes deste confirmado rapidamente para testá-la e, uma vez confirmada, isolá-las rapidamente — disse Leite.
Sobre a escolha dos primeiros municípios a receber a ampliação de testes, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, explica que se trata de locais com "maior prevalência acumulativa", não só em casos confirmados, mas também de óbitos.
— Parte (dos testes) terá análise no próprio laboratório estadual (Lacen), como em (laboratórios) conveniados. E parte será enviada para um laboratório autorizado pelo Ministério da Saúde — destaca.
A segunda etapa, que começa em agosto, será para os sintomáticos e suspeitos de serem contatantes de casos confirmados. Nesta etapa, será utilizado aplicativo Dados do Bem, que será disponibilizado ao Estado, através do programa Todos pela Saúde, para identificar essas pessoas.
O programa
O Testar RS será um programa coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com as secretarias municipais e a iniciativa privada, através do Programa Todos pela Saúde. São quatro os objetivos principais:
- Diminuir a transmissão comunitária
- Conhecer a real incidência da covid-19 no Estado
- Traçar um perfil dos casos confirmados da doença
- Ajudar a reduzir a curva epidêmica, assegurando capacidade de atendimento hospitalar
Municípios que receberão testes
1. Alvorada
2. Bento Gonçalves
3. Cachoeirinha
4. Campo Bom
5. Canoas
6. Carazinho
7. Caxias do Sul
8. Charqueadas
9. Cruz Alta
10. Erechim
11. Estância Velha
12. Esteio
13. Farroupilha
14. Ijuí
15. Lajeado
16. Marau
17. Montenegro
18. Novo Hamburgo
19. Osório
20. Passo Fundo
21. Porto Alegre
22. Santa Maria
23. Santana do Livramento
24. Santiago
25. Santo Ângelo
26. São Gabriel
27. São Leopoldo
28. Sapucaia do Sul
29. Vacaria
30. Venâncio Aires