O entendimento do promotor de Justiça, Max Guazelli, é de que a previsão de neve na Serra já bastaria para que a prefeitura tomasse medidas de prevenção a possíveis aglomerações ainda no início da semana passada em Gramado. No sábado (22), dois estabelecimentos na Rua Coberta do município da Região das Hortênsias foram interditados após uma ação de fiscalização que ocorreu apenas após o próprio promotor ir até o local e filmar o fato.
— Como sabemos, houve a previsão de neve. Todo mundo sabia que Gramado encheria, que os hotéis estariam lotados. Já era previsível lá por terça, quarta-feira (18). Não vi nenhuma adoção de medida, nenhum ato para ter uma resposta efetiva de controle —diz.
Conforme o promotor, depois de ver informações de festa em grupo de WhatsApp, ele mesmo se dirigiu até a Rua Coberta.
— Vi que estava acontecendo realmente um evento noturno, como de uma casa noturna. Pessoas lotando restaurantes e umas de pé dançando tanto dentro quanto fora dos estabelecimentos. Fiz uma filmagem e encaminhei para a Vigilância Sanitária. O que me espantou foi que depois disso, os responsáveis começaram a me ligar possivelmente porque disseram que foi o promotor. Deduzo que tenham repassado meu celular — conta.
A ação judicial que obriga a prefeitura a fiscalizar o cumprimento de regras de distanciamento é do mês de julho. No mês passado, a prefeitura havia informado que cumpria as regras e que tinha fiscais atuando diariamente. No entanto, com a informação do último sábado, fica evidente o descumprimento, conforme o promotor.
— Na ação foi solicitada multa imposta ao município que seria contada a partir de sábado até que o município apresentasse um efetivo de como vai exercer a fiscalização. Se deferido, será aplicada até que o município comprove isto — explica.
De acordo com Guazelli, a expectativa é de que a Justiça tome uma decisão entre esta terça e quarta-feira (26). A multa estipulada é de R$ 1 mil por dia ao município.
Na segunda-feira (24), o coordenador do Gabinete de Crise da prefeitura, Anderson Boeira, afirmou que aconteceu uma movimentação atípica. Conforme Boeira, o último final de semana superou a quantidade de público do Dia dos Namorados. Segundo ele, a neve somada ao encerramento do Festival de Cinema - que seria no último fim de semana antes da data ser transferida, ajudaram no aumento expressivo de pessoas já que muitos haviam contratado pacote de hotéis e passeios na cidade.