Quando a possibilidade de neve na Serra gaúcha começou a ser divulgada, a procura por hospedagem em cidades da região foi instantânea. Em São José dos Ausentes, uma das cidades onde o fenômeno ocorreu entre a noite de quinta-feira (20) e a madrugada de sexta-feira (21), a rede hoteleira atingiu lotação máxima — dentro das limitações sanitárias em função da pandemia — ainda na terça-feira (18). Da mesma forma, São Francisco de Paula, onde caíram os primeiros flocos de gelo, por volta das 14h de quinta-feira, está com quase toda a capacidade de hospedagem ocupada para este final de semana.
Leia mais
Sem nova chance de neve, mas com hotéis lotados, Cambará do Sul comemora movimento de turistas
O inverno sempre foi um grande atrativo turístico nos Campos de Cima da Serra, mas, em tempos de pandemia, outro fator tornou-se responsável pela estabilidade e poderá ser um importante elemento a colaborar com uma retomada na região: os atrativos naturais, ao ar livre, com os cânions, mirantes, cascatas e o estilo "fazenda" que caracteriza os estabelecimentos dessas cidades.
— Estamos com 50% da capacidade por conta da pandemia, mas em relação a outros municípios mantivemos uma boa procura desde o início, acredito que principalmente pelos atrativos de natureza e pela baixa densidade demográfica — avalia a Secretária Municipal de Turismo de São José dos Ausentes, Aline Ramos.
Segundo ela, o perfil do turista que visita a cidade tem sido modificado, sobretudo em função das limitações em viagens para o Exterior, por exemplo.
— Gaúchos que costumavam passar as férias na Europa estão vindo para cá. Há um fomento no turismo local por conta da pandemia — avalia.
Ainda conforme a secretária, a neve certamente foi um significativo impulso, até porque, a última vez que o fenômeno foi registrado com tamanha intensidade no município, segundo ela, foi em 2013.
— Todo ano tem algum registro, mas sempre alguns flocos, nada que acumule muito. Desta vez foi mais intenso e alegrou muito, tanto os turistas quanto a população local. Um atrativo diferente em meio a este período de isolamento — avaliou.
O indicativo de retomada para o setor turístico a partir do fenômeno desta quinta e sexta-feira se mostra, ainda, no interesse por reservas para o final de semana e, ainda, para o próximo, em São Francisco de Paula, mesmo que a previsão meteorológica não indique mais possibilidade de neve.
— Pelo nosso mapeamento há pouquíssimos leitos disponíveis, sendo que muitos já reservaram para o próximo final de semana — afirma Vanessa Spindler, turismóloga e coordenadora do Turismo em São Francisco de Paula.
Segundo ela, com a pandemia, a queda de movimento foi significativa na cidade, porém, a procura pelo chamado turismo rural tem crescido, principalmente por representar, segundo ela, mais segurança aos visitantes.
— Ainda em julho fizemos algumas reuniões de consultoria para o novo Plano Municipal de Turismo. A ideia é desenvolvermos, em conjunto com a sociedade, uma retomada segura do setor no pós pandemia, incentivando a aquisição do Selo Turismo Responsável — completa a turismóloga.