Ampliar a cobertura dos serviços de urgência e emergência a todos os municípios gaúchos é a meta do projeto Chamar 192, lançado pelo governo do Estado na semana passada e com resolução publicada na terça-feira (25). A medida fará com que 220 municípios sejam beneficiados com uma nova rede de cobertura para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Na Serra, são 32 cidades que não possuem o atendimento da ambulância. Dezessete já estão cobertas. O prazo para adesão inicia na quinta-feira (27) e se encerra em 18 de setembro.
Segundo a a titular da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), Tatiane Fiorio, os veículos já utilizados pelas prefeituras serão aproveitados com a implantação do Samu.
– Os municípios que não têm Samu fazem o atendimento pré-hospitalar no que chamamos de ambulância branca, que pode ser feito por Bombeiros, Bombeiros Voluntários... Cada município tem sua organização interna. A obrigação será ter um motorista e, no mínimo, um técnico de enfermagem. Quando alguém ligar para o 192 terá acesso ao próprio município. O projeto é justamente identificar essa ambulância branca e disponibilizar o número – explica.
Já o Estado irá fornecer identificação da ambulância, link do sistema 192 e um aporte de R$ 15 mil para compra de computador e celular. O valor será pago em parcela única. Além de o telefone 192 passar a ficar disponível, a principal vantagem é que o atendimento passa a ser regulado pelo Estado, que entrará em contato com as equipes municipais quando acionado pelo usuário. Após o prazo de adesão, os municípios passarão por capacitação antes iniciar os serviços à população.
Para aderir, as prefeituras precisam encaminhar um Termo de Adesão ao governo estadual. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail samurs@saude.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3353.3016.