A Defesa Civil de Caxias do Sul percorreu nesta segunda-feira (10) as áreas do município que podem ser atingidas com o rompimento da barragem Passo do Meio, em São Francisco de Paula. Duas propriedades sem moradores foram localizadas às margens do Rio das Antas, na localidade de Rincão do Meio. Mesmo assim, os imóveis foram lacrados e os proprietários notificados do perigo.
Leia mais
Segunda etapa de detonações em barragem com infiltração na Serra está programada para segunda-feira
"É assustador pensar que a água pode levar tudo", diz morador de Flores da Cunha sobre infiltração em barragem da Serra
Moradores são retirados de casas que ficam nas margens do Rio das Antas devido infiltração em barragem da Serra
O coordenador da Defesa Civil, Alexandre Bortoluz, e o secretário da Segurança Pública e Proteção Social, Hernest Larrat dos Santos (Junior), sobrevoaram a represa e áreas próximas para conferir o andamento dos trabalhos.
— Por cima, se tem a real noção da área total e onde há edificações. Com esse levantamento aéreo, garantimos que são apenas as duas propriedades já notificadas — comunica Bortoluz.
O ALERTA
No final do mês de julho, a Defesa Civil Estadual emitiu um alerta mediante o risco de fissura detectado no corpo da barragem Passo do Meio, em São Francisco de Paula. Conforme o comunicado emitido pela empresa, se fez necessária a precaução e atuação emergencial de diretivas relacionadas à proteção e defesa civil.
O alerta foi enviado para moradores das cidades de Antônio Prado, Bom Jesus, Campestre da Serra, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Monte Alegre dos Campos, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, São Francisco de Paula, São Marcos e Vacaria.