A previsão de mínimas abaixo de zero e até de neve entre esta quinta-feira (20) e sexta-feira (21) para a região da Serra motivou a intensificação do acompanhamento de pessoas em situação de rua na cidade de Caxias do Sul. Segundo dados da Fundação de Assistência Social (FAS) do município, até o momento, foram realizados 462 atendimentos no Centro de Referência para pessoas em situação de rua (Centro Pop Rua) e 82 pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas).
Dos três serviços de acolhimento disponibilizados na cidade, que totalizam 120 vagas, ainda restam 18, sendo 10 para homens e oito para mulheres. Em caso de lotação, a assistência encaminhará as pessoas para a Hospedagem Solidária, que atende durante o inverno no salão paroquial do bairro Sagrada Família.
A presidente da FAS, Marlês Stela Sebben, reforça que, mesmo com a intensificação dos trabalhos, nem todas as pessoas que encontram-se em situação de rua aceitam o direcionamento aos abrigos. Nestes casos, a equipe distribui cobertores e agasalhos.
— A equipe da Abordagem Social sempre orienta e oferece auxílio para o abrigamento, no entanto, a decisão em aceitar é da pessoa. Não podemos retirar ninguém a força da rua — afirma a presidente.
Em função da pandemia de coronavírus, a FAS informa, ainda, que todos os usuários passarão por exame de equipes da Secretaria Municipal de Saúde antes de terem o acesso à hospedagem coletiva.
A Abordagem Social atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, pelo telefone 98403.8864. Após esses horários a população pode ligar para a Guarda Municipal no 153.