A Associação Barbosense de Proteção Animal (Abapa), que há 12 anos atua voluntariamente em Carlos Barbosa, está lidando, nesta semana, com uma situação nunca antes atendida no município. A entidade pede a ajuda da população para efetivar o resgate de 47 cachorros que foram encontrados em uma propriedade do interior após denúncia recebida na segunda-feira (20).
A averiguação ocorreu no mesmo dia, com apoio de equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Agora, a remoção depende da disponibilidade de lares provisórios ofertados pela comunidade. A entidade também pede ajuda financeira para prestar suporte às pessoas que se disponibilizarem a manter os animais temporariamente, até que sejam destinados para adoção.
— A prefeitura está nos apoiando com as castrações que serão realizadas, bem como os vermífugos e outros medicamentos. Todos eles estão com pulgas e carrapatos, é uma situação muito triste — relata a presidente da Abapa, Liane Magagnin.
Segundo ela, um homem de aproximadamente 60 anos vive sozinho na localidade — não divulgada por motivos de segurança — e há anos vinha acumulando os animais em sua propriedade, chegando a totalizar os 37 machos e 10 fêmeas, de porte médio a grande, que foram encontrados nesta semana. Dois deles são filhotes que já foram removidos pela Abapa.
— Estavam todos presos em correntes com menos de um metro, em meio à sujeira e muito magros. As casinhas são tão precárias que teremos que comprar novas para repassar aos lares temporários. Ele disse que mantinha os cachorros lá para proteger a casa. Achava que estava fazendo algo bom, tirando os animais da rua, mas é um acumulador. Disse ainda que não tinha condições de alimentá-los direito. Felizmente, com a nossa ida e da prefeitura, ele está se mostrando disposto a colaborar — afirma a presidente.
De acordo com Liane, a única medida oficial tomada até o momento foi um termo de responsabilidade assinado por ele, perante a municipalidade, comprometendo-se a não adotar mais animais e, sempre que se deparar com algum cão abandonado, acionar a Abapa. Liane explica que a entidade optou por não registrar boletim de ocorrência, pelo menos até que os animais sejam retirados da propriedade.
— Levamos bastante ração e vamos resgatando eles conforme for possível. Já vínhamos prestando apoio para 40 cães em lares temporários. Agora, com esses precisamos ainda mais do auxílio da comunidade — completa Liane.
COMO COLABORAR
A Abapa pode ser contatada pelo Facebook, Instagram ou pelo telefone (54) 99110.2974. Doações em dinheiro podem ser feitas por depósito bancário:
Banco Sicredi
Agência: 0167
Conta: 946184
CNPJ: 10735870/0001-62