A Prefeitura de Caxias do Sul fiscalizou nesta terça-feira (21) o comércio ilegal de ambulantes na área central da cidade. Foram apreendidas diversas peças de vestuário, como meias, camisetas, abrigos e calças. A ação ocorreu por meio da Secretaria de Urbanismo com apoio da Guarda Municipal.
Em virtude da pandemia e da bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento do Governo do Estado, que o município se encontra, a revista também evitou a aglomeração de pessoas, que está proibida por decreto municipal.
O Executivo, em parceria com entidades comerciais e a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), está desenvolvendo um projeto para a desocupação pacífica dos vendedores ambulantes na zona central de Caxias do Sul. A proposta consiste na inserção dos imigrantes no mercado formal e a promoção de cursos profissionalizantes e de qualificação para este público.
De acordo com o diretor de fiscalização da Secretaria de Urbanismo, Rodrigo Lazzarotto, o projeto estava em andamento antes do embandeiramento do Estado.
- Eles já haviam sido chamados para conversar, recebemos os currículos e encaminhamos para estabelecimentos comerciais para que fosse feita a triagem e o acolhimento deles. Só que o momento da pandemia não é propício para a contratação de pessoas - comenta Lazzarotto.
Além disso, a Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial da Secretaria da Segurança Pública e Proteção Social, que está junta no programa de desocupação pacífica da área central, realizou a formatação dos currículos dos vendedores ambulantes.
A intenção é que as vistorias nas ruas do Centro da cidade sejam intensificadas durante o período em que o município estiver em bandeira vermelha.
- É inadmissível que o comércio esteja fechado e os ambulantes permaneçam nas calçadas. Estamos fazendo um trabalho com eles para que consigam outra forma de renda - comunica Lazzarotto.