Vítimas do tráfico de animais, uma família de macacos-barrigudo chegou a Região das Hortênsias em março deste ano. Vindos de Manaus e encontrados, geralmente, na Amazônia e na Colômbia, os primatas são acostumados com as estações mais quentes. E, neste ano, passarão seu primeiro inverno em solo riograndense, no zoológico GramadoZoo, em Gramado.
A fim de facilitar a adaptação da família, o zoológico proporcionou um espaço aquecido, com temperatura média de 25ºC para os primatas. O local também conta com cobertores para animais e o piso foi revestido para mantê-los aquecidos.
O responsável técnico pelo GramadoZoo, veterinário Renan Alves Stadler, explica que os cuidados vão além da temperatura ambiente. Os macacos-barrigudo também estão recebendo acompanhamento veterinário e rigoroso controle nutritivo, para manter o índice zero de internação hospitalar.
— Zelar pelo bem-estar animal é nosso compromisso. Cuidamos dos animais silvestres que não podem voltar à vida livre e, mesmo com todas as dificuldades impostas na pandemia, trabalhamos pela conservação da fauna brasileira — conta o responsável técnico pelo espaço.
Leia também:
Com termômetros gelados, São Francisco de Paula espera aumento de turistas neste fim de semana
Secretaria da Saúde investiga novos surtos de coronavírus em Caxias