Em reunião após o registro do primeiro surto de coronavírus em Caxias do Sul, no frigorífico JBS, em Ana Rech, a Secretaria Municipal de Saúde sugeriu o fechamento da empresa ao Ministério Público. O poder executivo quer, ainda, triagem e testagem em massa dos funcionários.
— Mesmo com as medidas tomadas, não conseguiremos conter o surto sem parar a linha de produção. Por isso, vamos encaminhar um documento ao Ministério Público sugerindo o fechamento da empresa. Precisamos identificar e isolar todos os funcionários e fazer testagem em massa para resolver a situação o mais breve possível — disse o secretário municipal da saúde, Jorge Hahn Castro, durante o encontro, nesta segunda-feira (1º).
Além disso, Castro garante que as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) doa bairros Ana Rech e Eldorado serão reforçadas para o caso de necessidade de atendimento a funcionários. Por meio de nota, a SMS afirma que fará o rastreio epidemiológico para auxiliar na contenção do contágio.
Leia Mais
Com mais seis casos de frigorífico, prefeitura de Caxias do Sul confirma 180 infectados pela covid-19
Conselho defende interdição de frigorífico para conter primeiro surto de coronavírus em Caxias do Sul
O frigorífico da JBS havia sido autuado pela Gerência Regional do Trabalho uma semana antes da divulgação oficial dos casos pela SMS. No relatório que a reportagem teve acesso, três auditores fiscais do trabalho relataram a falta de distanciamento mínimo entre os trabalhadores e a ausência de identificação de funcionários que fizeram contato com colegas que apresentavam sintomas ou suspeita de coronavírus. No encontro desta segunda, conforme a prefeitura, os diretores do frigorífico, após a visita de auditor fiscal em 22 de maio, apresentaram medidas que foram tomadas, como distanciamento na linha de produção e restaurante; barreiras físicas de acrílico nos postos de trabalho; higienização e desinfecção do espaço e retirada de bancos, além da contratação de 20 fiscais que circulam na empresa para fiscalização.
A confirmação de que Caxias teve o primeiro surto da covid-19 aconteceu na sexta-feira (29). No domingo (31), a informação era de que 18 funcionários haviam testado positivo para a doença. O Conselho da Saúde no município já pediu o fechamento temporário da empresa. No final de semana, a JBS emitiu um comunicado e destacou o afastamento de trabalhadores com indicação médica.