A JBS de Ana Rech, em Caxias do Sul, que estava com atividades suspensas desde o dia 5 de junho em decorrência do surto de coronavírus que ocorreu na unidade, voltou às atividades na segunda-feira (15). No dia 9 de junho, a empresa conseguiu uma liminar que possibilitou a retomada.
Leia mais:
Testes de coronavírus em funcionários da JBS Ana Rech, em Caxias, começam na tarde desta quarta-feira
Após ter atividades suspensas pela Justiça em Caxias, JBS afirma que prioridade é a saúde dos funcionários
Unidade da JBS em Caxias do Sul tem atividades suspensas pelos próximos 14 dias
Vizinhos de frigorífico de Caxias do Sul relatam apreensão devido ao surto de coronavírus
"O pessoal está com medo", diz funcionário da JBS de Ana Rech, em Caxias do Sul
Governo do Estado estabelece novas regras sanitárias para frigoríficos
JBS de Ana Rech, em Caxias do Sul, consegue liminar judicial para retomar atividades
Serra está na bandeira vermelha: comércio e serviços não podem abrir por duas semanas
Para viabilizar o retorno, a JBS testou todos os funcionários para covid-19. A testagem iniciou na quarta-feira (10), em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). Foram cerca de 1,3 mil testes aplicados. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, até a manhã desta terça-feira (16), havia a confirmação de 36 casos positivos. Os exames estão sendo apresentados em levas. Então, o número pode aumentar nos próximos dias.
Com a troca de bandeira do município, divulgada pelo Governo do Estado no último sábado (13), indústrias que trabalham com alimentos e bebidas podem operar com 75% do quadro de funcionários nas próximas duas semanas. A assessoria de imprensa da JBS, por sua vez, informa que a empresa está "seguindo a determinação e trabalhando com a capacidade de no máximo 75% dos funcionários em atividade na plana de Ana Rech"
A JBS também divulgou uma nota, nesta segunda-feira (15), informando que afastou todas as pessoas "indicadas no sistema de triagem e testes". Conforme a empresa, todas as medidas foram discutidas e acordadas com a Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a empresa, o processo foi acompanhado pelo Cerest/Serra, pela Vigilância Sanitária Municipal e Secretaria da Saúde.
A procuradora Priscila Dibi Schvarcz, que é gerente nacional adjunta do Projeto do Ministério Público do Trabalho de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigoríficos, afirmou nesta terça-feira (16) que o órgão não foi informado sobre o protocolo de testagem aplicado. Além disso, contesta a informação de que os órgãos de saúde acompanharam o processo. Já a Secretaria Municipal da Saúde disse que foi consultada sobre o teste a ser aplicado e o tempo de afastamento dos funcionários, mas não participou do processo de testagem.
Segundo a procuradora, ao menos 95 funcionários testados tiveram resultado positivo. Os dados, conforme a Priscila, se referem apenas ao primeiro dia de testagem. O MPT quer que a empresa volte a ficar fechada e recorreu da decisão que permitiu a reabertura do frigorífico em Ana Rech.
Sobre um suposto surto na unidade da JBS no Desvio Rizzo, o secretário da Saúde, Jorge Olavo Hanh Castro, afirma que não há nenhuma confirmação. A JBS também nega. A respeito do resultado dos testes feitos no frigorífico de Ana Rech, a empresa informou no sábado que disponibilizaria os dados à Secretaria Municipal da Saúde.
Confira a nota na íntegra:
A JBS confirma a retomada das operações de processamento e abate em sua unidade de Ana Rech hoje (15/06) após a realização de triagem e testes em 100% dos seus colaboradores, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul e acompanhada pelo Cerest/Serra, Vigilância Sanitária Municipal e a Secretaria da Saúde. A empresa afastou todos as pessoas indicadas no sistema de triagem e testes e opera com os colaboradores aprovados nessa avaliação. Adicionalmente, foi realizada a desinfecção total na unidade e arredores. Todas as medidas foram acordadas com a Vigilância Sanitária do município de Caxias do Sul (RS) e Secretaria Municipal de Saúde.