Após um outono marcado pela falta de chuva em todo o Rio Grande do Sul, – situação que se estende desde novembro –, o inverno, que chega na tarde deste sábado (20) não deve proporcionar um cenário muito diferente. A estação inicia por volta das 18h44min.
Neste primeiro fim de semana de inverno, a Serra terá tempo firme com poucas nuvens. A temperatura mínima deve ser em torno de 16ºC e máxima próxima dos 21ºC.
Leia mais
Instabilidade marca sexta-feira na Serra
De acordo com Lucas Cantos, meteorologista da Somar, o inverno na Serra deve ser dentro da normalidade, com algumas frentes frias que trazem acumulados de chuvas. No entanto, durante os três meses da estação, em Caxias, a média deve ficar entre 140 e 200 milímetros, o que gera em torno de 66 milímetros mensais. Uma quantia considerada baixa para o enfrentamento da estiagem, já que o normal para cidade é 160 milímetros por mês. Para se ter uma ideia, em junho, até o último sábado (13), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizado no aeroporto Hugo Cantergiani, registrou 78,5 milímetros de chuva. Em relação a temperaturas, Caxias deve ficar acima da média da estação, com mínimas de 9ºC e máximas de 17ºC. A previsão é que julho seja o mês mais frio na Serra.
O outono deste ano também teve temperaturas elevadas. Segundo Cantos, isso se deve a um bloqueio atmosférico dos últimos meses que fez com que uma circulação de ventos impedisse a chegada das frentes frias para regiões localizadas mais acima do Estado. Os ventos impediram que a massa de ar frio fosse direcionada para o leste do RS. Neste outono, a temperatura mínimas foi de 10ºC.