
O Procon Caxias do Sul experimentou mudanças no perfil das reclamações durante a pandemia. Um exemplo foram as solicitações para averiguação de preços praticados na venda de álcool gel nos estabelecimentos comerciais.Também se atualizou o formato encontrado pelo consumidor, que recorreu ao modo online. Em janeiro, 306 pessoas acionaram o órgão na modalidade virtual, enquanto em maio esse número subiu para 1.220. O Procon, ajustado às necessidade da quarentena, disponibilizou um numero de Whatsapp e reforçou o site para facilitar o acesso (ver quadro). O aumento do uso de plataforma online representa alta de 298% entre janeiro e maio.
—Houve uma crescente na buscas por informações de valores de produtos. A necessidade em função do isolamento fez com que buscássemos uma maneira remota de atender, prova que o Procon não parou — diz o coordenador Dagoberto Machado dos Santos.
Em casos de denúncias sobre preços abusivos, os fiscais do Procon vão até o local e notificam o estabelecimento. Depois disso, é possível abrir processos judiciais, caso não houver acordo.
Neste ano, além das denúncias pontuais de preços praticados em produtos como álcool gel e máscaras, o órgão precisou intermediar problemas entre pais de alunos de escolas particulares, que exigiam descontos ou até suspensão das mensalidades. É outro exemplo da mudança de perfil das reclamações. Conforme Santos, a reclamação parou de chegar ao Procon. Segundo ele, o mais provável é que os envolvidos, pais e escolas, tenham celebrado acordos. Em abril, o caso chegou a ser levado ao Ministério Público.
Além das reclamações consideradas sazonais em tempos de covid-19, o Procon segue recebendo denúncias e reclamações relacionadas a valores considerados elevados por serviços básicos. No ranking das reclamações referente ao mês de maio, a RGE aparece em primeiro lugar. Bancos e empresas de telefonia seguem entre os itens mais mencionados por consumidores.
ALERTA
Outro ponto mencionado por Santos é consequência do uso ainda maior da internet em dias de pandemia. Essa nova realidade faz com que os riscos de entrar em golpes virtuais se intensifiquem. Criminosos se utilizam, por exemplo, do envio de boletos falsos para receber quantias, fruto de golpes.
Como acionar o Procon Caxias
:: Site: consumidor.gov.br
: Whatsapp: (54) 9.9929-8190
:: Teleatendimento: 151