Após aglomeração registrada em filas na frente da sede do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), no Centro de Caxias do Sul, nos últimos dias, a autarquia passa a distribuir senhas para atender os consumidores. A mudança vale a partir dessa sexta-feira (12). Em meio à pandemia, caxienses têm comparecido ao local em busca de uma explicação para cobranças abusivas nas contas de água.
Por ordem de chegada, serão distribuídas 100 senhas de segunda a sexta-feira , das 9h às 16h. Além disso, funcionários do Samae irão medir a temperatura de todos os clientes que estiverem na fila. Segundo o diretor-presidente, Ângelo Alberto Barcarolo, caso seja registrada temperatura elevada, a pessoa será encaminhada para casa ou atendimento médico.
O Samae ressalta que a autarquia está trabalhando presencialmente com apenas com 50% do seu efetivo. No entanto, aumentou o número de servidores para atender remotamente os consumidores. Além do número de plantão 115, outros telefones estão disponíveis para contato via Whatsapp: (54) 99143-3559, (54) 99162-1696 e (54) 99250-1019. Conforme o Samae, todos serão respondidos, porém o retorno pode levar alguns dias.
Neste mês, diversos clientes reclamam da cobrança fora da normalidade e com grande diferença em comparação com meses anteriores. Conforme o diretor-presidente da autarquia, o aumento do valor da fatura pode ser consequência de duas situações: consumo excessivo durante este período de isolamento ou vazamento de água nas residências. A orientação é que o cliente solicite um pedido de revisão de lançamento pelos canais de atendimento disponíveis. Ao abrir o protocolo, o Samae analisará o caso. Se for constatado qualquer erro no valor da fatura, a autarquia garante o reembolso.