Um total de 20 mil kits, com duas máscaras cada, começou a ser distribuído nesta terça-feira (9) em bairros com alta taxa de vulnerabilidade social de Caxias do Sul. A ação na cidade encerra a campanha "Responsabilidade. Vista essa Causa", que confeccionou e distribuiu 200 mil máscaras de proteção também em Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria e Pelotas. A campanha é promovida pelo Grupo RBS, juntamente com as Lojas Renner e Lojas Lebes.
Para a logística de distribuição, a ação contou com parceria da Central Única de Favelas (Cufa) e, em Caxias, com os líderes comunitários, sobretudo do bairro Eusébio Beltrão de Queiroz, onde o material foi centralizado. Ao longo desta terça e quarta-feira (10), as máscaras também devem chegar aos moradores dos bairros: Vila Lobos, Cinquentenário II, Reolon e Mariani.
Proteção à comunidade
Por volta das 9h, a equipe voluntária deu início à distribuição nas ruas e também diretamente nas casas dos moradores da comunidade, conhecida como Vila do Cemitério. Somente no Beltrão de Queiroz serão distribuídas três mil unidades. De acordo com a presidente do bairro, Miriam Machado, a campanha agrega outras ações de amparo que estão sendo realizadas.
— Essa distribuição veio a somar ao projeto que temos de viandas, distribuídas todos os dias, bem como cestas básicas, a cada 15 dias. A nossa comunidade não tem muitas máscaras, eles pedem pra gente, e com estas unidades poderemos inserir a todos — comentou Miriam, que integrou a equipe de distribuição no bairro que ela lidera.
De pijama, a dona de casa Saionara Moreira de Castro, 57, recebeu sorridente a equipe voluntária. Ela ganhou kits que serão utilizados por ela, bem como pelos quatro irmãos e uma filha, todos portadores de necessidades especiais, os quais ela cuida.
— A gente fica contente em ganhar, ainda mais neste momento que é tão importante. Sempre que preciso sair de casa eu uso, como segurança pra minha saúde e deles. Ensinei eles a usarem direitinho também — afirmou a moradora, que vestiu a máscara de estampa floral, tal qual a blusa que ela vestia, e "sorriu" com os olhos como forma de agradecimento.
O rapper e educador social caxiense Chiquinho Divilas, conhecido por dar voz à comunidade e responsável por alguns programas sociais desenvolvidos dentro do bairro, foi um dos organizadores da distribuição e acredita que a ação pode colaborar com a redução no número de infectados por coronavírus nas comunidades.
— As máscaras chegam no melhor momento possível, principalmente para as periferias, tendo em vista o afrouxamento do isolamento. É neste momento que todos nós estamos correndo risco. Com esta ação, a gente tem a possibilidade de fazer com quem os moradores utilizem, fiquem sabendo que a máscara é necessária para quem precisa sair de casa — afirmou.