A uma semana do fim da campanha nacional de vacinação contra a gripe, prefeituras da Serra se mobilizam para imunizar grupos de risco. Quem deve se vacinar agora são crianças, trabalhadores da área da saúde, gestantes e idosos. Em Flores da Cunha, grupos seguem abaixo da expectativa, por isso a prefeitura convoca a população — especialmente crianças, adultos entre 55 e 59 anos e gestantes — a se deslocar até as UBSs do município e garantir a imunização.
Até esta terça-feira, a Vigilância Epidemiológica florense registrava 72,39% da meta cumprida entre as crianças, 118,45% dos trabalhadores da saúde, 119,65% dos idosos, 65,78% das gestantes, 102,33% das puérperas (mulheres em período pós-parto) e 44,23% dos adultos entre 55 e 59 anos. Em alguns deles, nota-se uma porcentagem superior a 100%, o que significa que se superou a meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde para cada grupo. Isso porque o total (os 100%) se refere aos 90% de cobertura e não à população total. Na soma geral, os grupos prioritários da cidade atingiram a meta: chegam a um índice de 91,52% de vacinados. Contudo, o que preocupa são os casos bem abaixo da expectativa: crianças, gestantes e adultos entre 55 e 59 anos. No município, ainda não há dados sobre a cobertura de professores, pessoas com comorbidades e apenados ou profissionais que atuam no sistema prisional.
Até a próxima terça-feira, as seis UBSs da cidade e a Central da Vacinas (Rua John Kennedy, 2.151) seguirão aplicando doses que, até a manhã desta terça, ainda estavam disponíveis. Horários de atendimento, endereços e telefones das UBSs estão no site da prefeitura.
Em Caxias, a cobertura é menor
Até o final da semana passada, em Caxias do Sul, alguns grupos seguiam com taxas de cobertura muito abaixo dos 90% estipulados como meta pelo Ministério da Saúde. Crianças (49%), gestantes (47%), adultos entre 55 e 59 anos (38%) e pessoas com deficiência (2%) estavam entre os grupos de risco com baixa imunização. O número deve crescer graças a ações desenvolvidas no último final de semana. Segundo dados da Secretaria da Saúde, 1.754 doses da vacina que protege contra influenza foram aplicadas nas UBSs caxienses no sábado (20) . Na segunda-feira (22), 211 caminhoneiros foram imunizados em ação específica na ERS-122, em Forqueta. A atualização dos índices de cobertura está sendo feita pela Vigilância Epidemiológica, que deve anunciar os resultados até o fim da tarde desta terça.
Conforme a Atenção Básica de Caxias do Sul, há previsão de novas ações de imunização neste final de semana, semelhantes a que ocorreram no último sábado. Mais detalhes devem ser anunciados a partir do final da tarde desta terça. Enquanto isso, as UBSs seguem abertas ao público ao longo da semana. Rita Mota, enfermeira do Núcleo de Imunizações da Vigilância Epidemiológica, explica que a expectativa após o término da campanha é disponibilizar as doses que sobraram para a população em geral, prática que vem sido seguida nos últimos anos pelas secretarias da saúde. Para isso, no entanto, as equipes precisam do aval do Ministério da Saúde.
A vacina da gripe não imuniza contra o coronavírus, no entanto, ajuda a combater indiretamente a pandemia, diminuindo o número de internações por influenza e auxiliando no diagnóstico da covid-19.