A temperatura mais baixa de 2020 na Serra Gaúcha, nos registros das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ocorreu na manhã desta sexta-feira (15) em Vacaria. O termômetro da estação local marcou -0,3ºC por volta das 6h. Essa foi a primeira temperatura negativa do ano no RS. Em Serafina Corrêa, o amanhecer também foi gelado: 1.6 ºC.
Em outros municípios da Serra, as temperaturas também foram geladas. Em São José dos Ausentes e Cambará do Sul foram registrados pontos de geada. Em Caxias do Sul, as mínimas ficaram em torno dos 3ºC ao amanhecer e, em Canela, fez 4ºC nas primeiras horas do dia. De acordo com a Somar Meteorologia, o avanço de uma nova massa de ar frio inibe a formação de nuvens de chuva e esse fenômeno favorece as baixas temperaturas na Serra. O sol vai predominar durante todo o dia na maioria das cidades da Serra, mas não será forte o suficiente para aumentar as temperaturas. As máximas não devem passar dos 20ºC.
— O pico do frio foi nesta sexta-feira. As máximas seguem baixas e há previsão de geada fraquinha na Serra para este sábado (16) também. Se ocorrer será em Cambará do Sul e São José dos Ausentes. As temperaturas mais baixas ocorrem em função de uma massa de ar polar que chegou ao Estado depois da passagem da frente fria — explica o meteorologista da Somar, Fábio Luengo.
O frio deve seguir durante o final do semana, mas não com a mesma intensidade. A previsão é que as máximas sigam baixas até a segunda-feira (18) na região. Entre segunda e terça-feira (19), as temperaturas devem subir e chegar aos 26ºC em alguns municípios, como Bento Gonçalves.
FIQUE ATENTO
A chegada do frio intenso preocupa ainda mais devido a epidemia de coronavírus, já que as baixas temperaturas refletem no aumento dos casos de internações hospitalares durante o outono e inverno - em função não só de problemas respiratórios, como gripe e pneumonia, mas também devido a infartos e crises reumáticas, que são mais comuns no frio. Idosos, crianças de até 12 anos e pessoas com histórico de problemas respiratórios, como asma ou bronquite, são os grupos mais vulneráveis durante o inverno. Por isso, a recomendação é reforçar as medidas de prevenção indicadas pelas autoridades de saúde: ficar em casa o máximo possível e lavar as mãos com frequência. Outra dica é manter algumas janelas abertas, afim de aumentar a circulação de ar.
Dicas para o encarar o frio em tempos de coronavírus:
:: Se agasalhe bem para manter o conforto térmico.
:: Lave sempre as mãos com sabão ou usar álcool gel. Ao tossir e espirrar, procurar cobrir sempre o nariz e a boca para evitar que as gotículas de secreção se espalhem.
:: Evite aglomerações de pessoas, especialmente em ambientes fechados e mal ventilados, inclusive em casa.
:: O uso de ar condicionado baixa a umidade do ar, o que resseca as mucosas da narina e da garganta, diminuindo a proteção contra vírus e bactérias. Nesse caso, use umidificadores de ar ou bacias com água nos ambientes climatizados.
:: Limpe o filtro do ar condicionado com frequência.
:: Mantenha a casa arejada. A ventilação ajuda a levar partículas do vírus embora. Se o dia estiver muito frio para abrir as janelas, escolha ao menos um cômodo da casa em que o ar possa circular.
Temperatura em algumas cidades da região
Vacaria: -0,3ºC
Serafina Corrêa: 1.6 ºC
Cambará do Sul: 2 ºC
Caxias do Sul: 3ºC
Bento Gonçalves: 3.8 ºC
Canela: 4ºC