A comunidade de Santa Lúcia do Piaí, em Caxias do Sul, sofre com a falta de médico na Unidade Básica de Saúde há cerca de dois meses. A situação levou a associação de moradores do distrito a divulgar uma nota à imprensa cobrando a prefeitura. A entidade ressalta que a localidade tem um alto número de idosos, público de risco na pandemia de coronavírus.
A nota com data de sábado (2) e assinada pelo diretor-executivo da associação, Jorge Luís Andreazza, diz que "é uma vergonha e um descaso com a comunidade, somos mais de 3 mil habitantes que necessitam de atendimento aqui. Queremos deixar claro que a equipe local da UBS sempre fez todo o esforço e estão de parabéns pelo trabalho até hoje".
A entidade cita que encaminhou no final de março pedido de informações sobre a falta de médico no local e recebeu a resposta de que a contratação de médicos estava encaminhada. A previsão, conforme a associação, era a lotação de um profissional no distrito até o final de abril, o que não ocorreu. Depois desse prazo, a entidade diz ter retomado o contato com a prefeitura, mas recebeu como resposta que dos 19 médicos em vias de contratação, apenas dois tinham entrado para o serviço público.
A dificuldade da Secretaria da Saúde em contratar médicos é recorrente. A gerente do posto de Santa Lúcia do Piaí, Jaqueline Silva de Oliveira, diz que a situação é historicamente ainda mais complicada em relação ao interior do município. No entanto, ela afirma que a Secretaria da Saúde está em contato e fará a entrevista de um profissional da saúde ainda nesta segunda-feira (4) que, se aceitar, pode ser destinado para atendimentos no distrito.
Leia também
Mortes por coronavírus são confirmadas em Bento e Farroupilha nesta segunda-feira
Como foi primeiro dia de uso obrigatório de máscaras em Caxias do Sul
Quase 900 pessoas são abordadas em fiscalização do uso de máscaras em Bento Gonçalves