Neste ano, as homenagens a Santa Rita ocorreram no modo drive-thru, para evitar aglomerações nas proximidades da Igreja de São Pio X, no bairro Pio X, em Caxias do Sul. Os fiéis subiram o morro lateral da igreja, na rua Marcos Moreschi, para receber a oração especial dentro de seus carros.
— Nós estamos tendo essa iniciativa este ano para ser uma opção para todos os devotos e devotas de Santa Rita, oportunizando que, diante da situação que estamos vivendo, que o povo que gosta de cultivar a sua devoção a Santa Rita, a Nossa Senhora, ou aos demais santos, possa fazer — conta o pároco da igreja, Izidoro Bigolin.
Voluntários e o pároco da igreja também entregaram pãezinhos e sachês de mel, além de uma medalhinha abençoada. Centenas de devotos da Santa se fizeram presente na celebração.
— Santa Rita de Cássia, me guia desde que eu me conheço por gente. E isso já faz mais de 60 anos — conta o devoto Luis Brum.
As celebrações deste ano também engajaram novos fiéis. Que, já devotos de Santa Rita, participaram pela primeira vez da festividade religiosa.
— Eu sou devoto há muitos anos, porque quando a gente pede e recebe, temos que agradecer — expõe Jorge da Rosa, 58, que participou pela primeira vez da celebração neste ano.
Sem poder realizar a tradicional procissão, os religiosos inovaram. E a iniciativa foi bem aceita pelos fiéis que, dentro de seus veículos e usando máscaras, foram abençoados um a um.
— Acho que a intenção vale, né. Para não deixar de vir, acho que temos que participar. Acho que é uma inovação para todos e o que vale é a fé mesmo — defende Marcia Porto, 54.
Juliana Andretta, 42 anos, estava acompanhada dos filhos Laura Andretta, 8, e Lucas Andretta, 6, que são sobrinhos-netos do pároco Izidoro Bigolin. Segundo ela, eles adoram participar das celebrações religiosas.
— Acho que essa parte é o que vai manter a gente ligada e a gente precisa desse fé para seguir em frente com tudo que está acontecendo — acredita Juliana Andretta.
Na primeira hora de celebração, diversos veículos se dirigiram até o entorno da igreja São Pio X. Conforme o pároco, inclusive, o número de fiéis engajados na homenagem a Santa Rita superou as expectativas.
— O momento é difícil, é de sofrimento, é de dor. Mas o cristão e o devoto têm muita fé no senhor e a interseção da Santa. Preparamos em torno de 500 kits de lembranças e acho que vai nos faltar. Melhor, porque a expectativa está sendo superada — fala o pároco.
Neste ano, ocorreram também missas em homenagem à data nos dias 19, 20 e 21 de maio. Nesta sexta-feira, haverá a última celebração em homenagem a Santa Rita, às 18h. Na Igreja, são permitidos apenas 80 fiéis, todos deverão usar máscara de proteção. Ela será transmitida também pela página da igreja no facebook.