Em ações realizadas nas noites de sexta-feira (17) e sábado (18), a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) fechou 19 estabelecimentos que não respeitaram o regramento previsto no decreto de enfrentamento ao coronavírus em Caxias do Sul. Foram interditados 14 bares, duas quadras de esportes, uma casa noturna, uma academia e uma casa de jogos eletrônicos. Em muitos desses locais foi constatado agravante de ausência de alvará de localização e outros com o alvará dos bombeiros vencido.
O fechamento, entretanto, decorreu em razão da proibição a esses tipos de estabelecimentos funcionarem no momento, devido ao apelo maior com aglomerações. Em uma das quadras inspecionadas, por exemplo, havia mais de 50 frequentadores.
A secretaria ainda orientou outros 12 locais para ajuste de distanciamento de mesas, higiene e saúde.
— As ações realizadas são positivas, entretanto temos que destacar a falta de consciência das pessoas que frequentam estes locais. Solicito que a comunidade caxiense evite frequentá-los, já que os proprietários não estão seguindo as determinações ou levando a sério a situação da saúde epidemiológica da cidade. Estamos no começo da propagação do vírus em Caxias, não é hora de aglomerações e de lotar esses locais, onde se tem muito contato físico entre os frequentadores — avalia o secretário de Urbanismo, João Uez.
Ao todo, a operação durou 10 horas e visitou 15 bairros da cidade.
A SMU explica que os estabelecimentos fechados não foram multados, apenas orientados. Penalidades só são aplicadas com nova abertura do local. No caso dos bares, cinco deles tiveram o alvará caçado por estar vencido ou com falta de Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI).
Denúncias sobre aglomerações e descumprimento do decreto podem ser feitas pelo Alô Caxias, no telefone 156, que está atendendo todo este final de semana. Informações também podem ser repassados pelo site sac.caxias.rs.gov.br/alocaxias/coronavírus ou pelo e-mail decreto@caxias.rs.gov.br.